Uma réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi recepcionada por mais de 500 fiéis ontem na Catadral de Maringá, onde permanece até hoje pela manhã. Por volta das 8h30 a imagem deixa a cidade, passando por Marialva e seguindo para Londrina. Segundo previsão dos organizadores, os católicos de Londrina recepcionam a imagem por volta das 10 horas no posto da Polícia Rodoviária de Rolândia.
Antes de deixar Maringá, a santa será homegeada com missa de despedida às 7 horas. Em Londrina, a imagem ficará das 13 às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Casoni (área central). Depois, segue para a Catedral, onde fica até domingo de manhã. De Londrina a imagem vai para o Rio de Janeiro e São Paulo, voltando a Portugal no dia 16. No Brasil desde 23 de abril,já passou pelo interior de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Recife, Paranaguá e Curitiba. ‘‘A presença da imagem marca os 500 anos de descobrimento do Brasil. É uma comemoração da colônia portuguesa católica’’, disse o empresário Fernando Ferraz, representante da comunidade portuguesa em Maringá.
Nossa Senhora de Fátima foi vista pela primeira vez em 13 de maio de 1917 na cidade de Fátima, Portugal, por três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta. Todo dia 13 dos meses seguintes a santa apareceu para as crianças, o que levou os fiéis a duvidarem. No dia 13 de outubro, mais de 70 mil pessoas foram até o local das aparições. Chovia muito mas o sol apareceu secando a roupa de todos. No mesmo instante, cegos enxergaram e paralíticos andaram. O fato é conhecido como o Milagre do Sol.
Através de relatos das crianças, um artesão da época fez uma imagem da santa, que está guardada até hoje na Capela das Aparições, em Fátima. A imagem peregrina foi feita apenas em 1946, com a missão de percorrer o mundo. No Brasil a imagem já esteve por seis vezes.