A Associação dos Renais Crônicos de Londrina e o Instituto do Rim promovem, até sábado, a Feira de Artesanato dos Renais Beneficente. Ela acontece no prédio da Clinilab, à Rua Souza Naves, 1586 (Centro), das 8h às 18h. O objetivo é colaborar no tratamento de pacientes de baixa renda. ''O dinheiro arrecadado é destinado à compra de medicamentos indisponíveis na rede pública de saúde que, normalmente, são os mais caros'', disse Keyla Camargo Penteado Rodrigues, assistente social do Instituto do Rim e idealizadora da Feira.
Artigos para decoração e enxoval da casa, produzidos em madeira e tecido, compõem a edição natalina. As peças foram criadas pelos renais crônicos e familiares. Parte da matéria-prima e mão-de-obra é doação de pacientes com maior poder aquisitivo. A aposentada Neuza Rodrigues de Lima, 47 anos, necessitou deste apoio muito tempo e hoje retribui com seu talento. Ela confecciona colchas, tapetes, toalhas e enfeites em crochê. ''Sinto-me feliz em ajudar outras pessoas'', afirma a artesã, que gasta R$ 220,00/mês em medicamentos.
Pela primeira vez, em três anos e meio de existência, a Feira mudou o endereço. Normalmente, ela é realizada na calçada, em frente ao Instituto do Rim, a cada bimestre. Segundo Keyla, a mudança de local é definitiva. ''Precisávamos de ambiente mais confortável e acesso fácil aos compradores. Este foi cedido gratuitamente pelo laboratório'', explicou. A próxima edição acontecerá em Março, por enquanto, com data indefinida.
Londrina e região possui, aproximadamente, 700 renais crônicos. Um terço deles é tratado no Instituto do Rim e realiza hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde. Mais informações sobre o assunto e colaborações podem ser feitas pelo telefone: (43) 3323-9191.

mockup