Região do Vista Bela ganha unidade de saúde
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Antoniele Luciano<br>Reportagem Local
Toda vez que as crianças ficavam doentes ou precisavam de vacina, a dona de casa Elaine Cristina Barbosa, de 36 anos, moradora do Residencial Vista Bela (zona norte de Londrina), precisava caminhar 40 minutos até o posto de saúde mais próximo, a UBS do Conjunto Chef Newton Guimarães. Assim foi a rotina dela e da família desde que o empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida foi inaugurado, em 2011. Para serem atendidos, era preciso sair de casa às 5 horas da manhã. "Tínhamos que madrugar para consultar. Meu marido ia com duas crianças na bicicleta e eu a pé com uma no colo", relata.
Repetida por outros moradores, a peregrinação de Elaine em busca dos serviços de saúde longe de casa parece ter chegado ao fim ontem com a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Guidugli, no Jardim Padovani, vizinho ao Vista Bela. A estrutura, que custou R$ 988 mil, sendo R$ 512 mil recursos federais e o restante contrapartida municipal, será usada por moradores do Vista Bela, jardins Padovani, Dom Pedro, Parque Industrial Maristela e vilas industriais Mirante do Eldorado e Aníbal Siqueira Cabral. Agora, a expectativa da comunidade é que o aparelho público funcione efetivamente. "É um posto muito bonito. Mas esperamos que tenha médicos", afirma a aposentada Maria Aparecida Longui, de 65.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mohammad El Kadri, a partir de segunda-feira, a UBS já deve atender a população com três clínicos gerais, três enfermeiros, 13 auxiliares de enfermagem, dois auxiliares administrativos, um dentista, um auxiliar bucal e 12 agentes comunitários de saúde. Cerca de 16 mil pessoas devem ser beneficiadas pela estrutura. Ontem, a previsão era que fossem iniciados os agendamentos de consultas. Começada no ano passado, a construção, conforme El Kadri, enfrentou atraso na conclusão devido a problemas climáticos. "Temos uma unidade grande e poderemos, na medida da necessidade, ampliar o número de profissionais que atuam nela", observa.
Presidente da Associação Feminina Hora de Viver, que atua no bairro há quatro anos, Sandra de Souza acompanhou a inauguração da UBS. Foi ela quem encabeçou, há quatro anos, uma mobilização no Vista Bela pela construção da unidade. "Para nós, é uma vitória. Tivemos que ir atrás, meter a cara, e, hoje, conseguimos. Só quem mora aqui sabe como precisávamos deste posto", define.
Esta é a quarta UBS entregue pela Prefeitura de Londrina desde janeiro de 2013. A lista inclui as unidades Campos Verdes, Guanabara e Milton Gavetti. Também houve a reforma de 16 UBS neste período, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.