Região de C. Mourão recupera margens
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de novembro de 2001
Sid Sauer<br>De Campo Mourão 
Através de um trabalho que envolve o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Ministério Público e várias prefeituras, 1.478,79 quilômetros de margens de rios estão em recuperação na região de Campo Mourão. São 1.028,17 quilômetros em 11 municípios da bacia do Rio Ivaí e outros 450,62 quilômetros em nove cidades da bacia do Rio Piquiri.
A maior área em recuperação está na comarca de Campo Mourão. São 575 proprietários rurais envolvidos na recuperação de 353,57 quilômetros de margens de cinco rios e do Lago Azul. Ao todo, estão sendo plantadas mais de 500 mil mudas de espécies nativas em 510,41 hectares dos municípios de Campo Mourão e de Luiziana.
De acordo com cálculos do chefe do IAP em Campo Mourão, Paulo Benedito Tanahaki, são mais de 2,3 milhões de mudas de árvores que estão sendo plantadas às margens de rios de toda a região. Na comarca de Engenheiro Beltrão, 224 produtores de três municípios estão recuperando 280 quilômetros de margens de cinco rios. Eles estão plantando 493 mil mudas.
Para marcar o Dia do Rio, que é comemorado hoje, o IAP realizou ontem de manhã um plantio de árvores às margens do Lago Azul, em Campo Mourão. As mudas foram plantadas por alunos e professores do Colégio Vicentino Santa Cruz. Durante toda a semana, o trabalho de fiscalização ao longo dos 1,1 mil hectares do lago foi intensificado.
O lago, que faz parte de um parque estadual com 1,7 mil hectares, deve ganhar um plano de manejo até o final do ano que vem. O trabalho começou há cinco meses.


