Reformas nos cemitérios de Londrina estão autorizadas até o dia 27
Quem pretende fazer obras e pintura em jazigos antes de Finados precisa pedir autorização na sede da Acesf
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
Quem pretende fazer obras e pintura em jazigos antes de Finados precisa pedir autorização na sede da Acesf
Pedro Marconi

Debaixo de sol forte, o pedreiro Élio Afonso corre contra o tempo. Ele pretende terminar a reforma de uma sepultura do cemitério Padre Anchieta, no jardim Ideal, na zona leste de Londrina, até o final desta semana. “Um amigo meu me contratou para trocar os pisos. Outra pessoa queria me contratar para reformar uma sepultura aqui também, mas lá o serviço é maior e não dará tempo de finalizar até Finados”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Aberto credenciamento de ambulantes para Finados em Londrina
As pessoas com túmulos nos cemitérios municipais da cidade têm até o dia 27 de outubro para promover melhorias. Já as pinturas estão autorizadas até o dia 28, enquanto que a lavagem pode ser feita até 29. “Nos dias 30 e 31, que é segunda e terça-feira, nós iremos fazer as limpezas maiores para deixar tudo pronto, por isso, esse prazo. A partir do dia três, por exemplo, tudo retorna normalmente”, explicou Péricles Deliberador, superintendente da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários). As visitas estão liberadas, independentemente do dia.
Para promover a pintura e reforma é necessário pedir autorização na sede da autarquia, na avenida Juscelino Kubitscheck. “A pessoa precisa passar o nome do pedreiro, entre outros dados, porque existem trâmites internos. É uma autorização que sai na hora”, destacou. O horário para obter o aval é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. “Para limpeza ou colocação de placas não precisa de autorização”, acrescentou.
A expectativa do município é que cerca de 150 mil pessoas passem pelos 13 cemitérios públicos no dia de Finados, em dois de novembro. “Existe o georreferenciamento dos cemitérios Jardim da Saudade, São Pedro, João XXIII e Padre Anchieta, em que a pessoa consegue acessar pelo site Acesf (acesf.londrina.pr.gov.br/) um mapa, com a localização do túmulo e o número”, explicou.
No dia dois haverá missas às 8h no distrito de Paiquerê, às 9h nos cemitérios São Pedro, João XIII, Jardim da Saudade e Maravilha e às 9h30 no Padre Anchieta e em Irerê. Durante o Finados, assim como outras datas, flores artificiais são proibidas, por conta do risco de acumular água. São permitidos apenas vasos com flores naturais, mas sem embalagem.
MURO E CALÇADA
Segundo Deliberador, a capela mortuária do Anchieta está sendo revitalizada e a expectativa é que nos próximos meses sejam feitas obras no cemitério, após a publicação da licitação. “Vamos trocar o atual muro pelo tipo palito (igual foi feito no João XXIII) e a calçada também será reformada”, adiantou.

Para quem mora na região a expectativa é de que a obra se torne realidade. “O muro é bem baixo e está destruído em algumas partes, até árvore já caiu em cima, mas foi consertado. A calçada tem vários relevos e buracos, precisa mesmo de uma melhoria”, opinou a dona de casa Dolores Ramos.
SEGURANÇA
Problema recorrente, e alvo de diversas críticas de quem tem túmulos na cidade, os furtos nos cemitérios continuam, no entanto, a Acesf frisou que houve uma diminuição de cerca de 80% nos registros. “Estamos numa vistoria mais constante, assim como a GM (Guarda Municipal). Levamos as denúncias para a Polícia Civil”, afirmou. A expectativa é que a até o final do ano seja publicado o edital para contratação e instalação de câmeras de videomonitoramento no cemitério São Pedro.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

