A operação de reparo aos estragos causados pelas chuvas que caíram em Londrina na noite de segunda-feira (17) deve durar de 10 a 15 dias, para a resolução das questões mais simples. A estimativa é do secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

Nesta quarta-feira (19), equipes da prefeitura realizaram várias ações, entre elas, limpeza de vias, sinalização e isolamento de áreas e vistorias. A força-tarefa é formada pelas secretarias municipais de Obras e do Ambiente, Defesa Civil e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

“Os serviços de desobstrução de vias, de reparos em tubulações e os emergenciais nós já iniciamos, como na rua Olinda, onde ocorreu um afundamento de pista, próximo ao Ginásio Moringão (centro), devido a problema na galeria. Os mais complexos vão depender até de elaboração de projeto”, contou o secretário.

O barbeiro Willians Pereira da Silva, conhecido como Will Haller, possui um estacionamento na rua Olinda e dise que, quando chove, a água vem da esquina da avenida JK com a alameda Júlio de Mesquita Filho e desce toda para a via. “Acho que a galeria pluvial só tem uma tubulação para escoar toda essa água e para dar conta deveria ter mais”, afirmou.

O auxiliar técnico Victor Hugo Mendes Silva tentava atravessar a Olinda, onde os veículos circulavam nos dois sentidos em uma pista que estava com metade dela interditada pelo buraco. “É um buraco bem feio. Atrapalha bastante a circulação de carros, porque a rua é bem movimentada por conta dos hospitais”, apontou. A prefeitura avisou que será necessário esperar o tempo firmar para realizar qualquer tipo de trabalho, já que a terra está muito molhada.

LEIA TAMBÉM:

= Londrina tem prejuízo de R$ 30 mi por ano com expansão desorganizada
= Chuvas atingem 39 municípios no Sudoeste e Oeste

Outro local que precisou ser bem sinalizado foi a rua Ana Porcina de Almeida, no Portal de Versalhes (zona oeste), a caminho da UEL (Universidade Estadual de Londrina), porque a pista também sofreu erosão com a força das águas. A prefeitura também implantou sinalização com placas na rua Kioto Okawati, próximo ao Lago Igapó, para evitar acidentes; fez uma vistoria na rua ngela Rosa, no Parque Presidente Vargas (zona norte); e vistoria na rua Cândido de Abreu, no Conjunto Lindóia (zona leste), para patrolamento (regularização com motoniveladora de vias não pavimentadas).

O motorista Jocimar Dutra lembra que a pista ficou toda alagada e cheia de barro: "Não é a primeira vez que isso acontece"
O motorista Jocimar Dutra lembra que a pista ficou toda alagada e cheia de barro: "Não é a primeira vez que isso acontece" | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

ESTRADA DA PEROBINHA

Entre os locais que receberam o trabalho de limpeza nesta quarta-feira está a Estrada da Perobinha, próxima à avenida Saul Elkind (zona norte). O motorista Jocimar Dutra lembra que a pista ficou toda alagada e cheia de barro. “A cana de milho que veio da roça também ficou toda espalhada na pista e na cerca de casa. Teve até um carro que rodou na pista e caiu dentro da valeta. Não é a primeira vez que isso acontece, porque as bocas de lobo estão todas entupidas. A água e o barro vêm da roça. Teria que ter uma curva de nível para evitar isso”, destacou.

Outro local que recebeu limpeza de via devido à sujeira na pista foi o entroncamento da Avenida Dez de Dezembro com a BR-369, entre o Jardim Marízia e a Vila Yara (região central). As equipes também foram no poço de visita de água pluvial, danificado pelas chuvas, na avenida da Liberdade com a rua da Esperança, no Jardim dos Alpes (zona norte), onde será feita a reposição de tampa e/ou reconstrução do poço de visita.

Também receberam limpeza a Avenida Aniceto Espiga com a Avenida Castelo Branco (zona oeste) e na Rodovia Carlos João Strass com a rua Noitibó (perto da avenida Brasília); patrolamento e recomposição da via não pavimentada no Parque Industrial Buena Vista (zona leste); sinalização de poço de visita danificado devido à chuva, na rua Jacarandá, no Leonor (zona oeste).

“A Prefeitura está mobilizada no sentido de providenciar os reparos necessários que forem de responsabilidade do Município. As demandas são em diversos pontos, muitos locais nós já fizemos limpeza e readequação e temos uma lista que vamos resolver, por prioridade”, explicou Verçosa. (Com N.Com)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.