Recicláveis são problema em Cambé
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de agosto de 2012
<br> Reportagem Local <br> 
Cambé - A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Cambé (Norte) realiza nesta semana o 3º Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aepypti (LiraA). Segundo o chefe da Vigilância Ambiental, Maurício Gomes da Rocha Neto, o primeiro levantamento deste ano, realizado em janeiro, apontou infestação de 0,9. O segundo ocorreu em março e apontou infestação de 2,1. Este último foi feito em período de calor excessivo e chuvas, fenômenos que são mais propícios para a proliferação do mosquito.
Maurício informa ainda que no segundo levantamento os materiais recicláveis apareceram como os vilões da dengue em Cambé. Foi neste meio que o índice de infestação surgiu com maior incidência, o que comprova que a população deve ter muito cuidado na destinação dos materiais que podem acumular água e são potenciais criadouros do Aedes aegypti.
Além do trabalho diário dos agentes que visitam as casas de Cambé com ações de combate a dengue, o chefe da Vigilância Ambiental informa que operações são desenvolvidas em pontos considerados estratégicos, onde o risco de infestação é maior, como no cemitério municipal. ''Trabalhamos a cada 15 dias no cemitério para verificar as condições do local e eliminar a água que apesar dos esclarecimentos ainda são encontradas em vasos e pratinhos'', acrescenta.
Também foi feito um acordo com as borracharias do municípios, que estão depositando pneus descartados em local apropriado do barracão do antigo IBC. O material é recolhido por uma empresa de reciclagem de pneus.
No dia 25 de agosto, a Vigilância Ambiental realiza mais uma etapa do mutirão de limpeza. Caminhões vão recolher materiais descartados que acumulam água no centro em nos bairros da região central.


