Receita deve ter nome genérico
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de julho de 2001
Sid SauerDe Campo Mourão 
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou ontem projeto de lei que obriga a citação do nome genérico dos medicamentos nas receitas médicas. A aprovação foi por unanimidade e só depende agora da sanção do prefeito Tauillo Tezelli (PPS). A proposta é válida para todos os médicos que atuam no município, incluindo clínicas e hospitais particulares.
A população mais humilde muitas vezes fica sem remédio porque não tem dinheiro para comprar o que foi receitado pelo médico, sendo que existe um medicamento genérico bem mais barato, disse o autor do projeto, o vereador Isidoro Moraes (PSL). O projeto prevê multa para quem não cumprir a lei.
A vereadora Maria Verci Ribeiro (PSL), que trabalha num posto de saúde, votou favorável, mas afirmou duvidar que a lei entre em prática. Conheço muito bem essa máfia de branco que são os médicos. Eles não vão cumprir essa lei. Em seguida, ela amenizou o discurso e explicou que citou o termo máfia no bom sentido.
O secretário municipal de Saúde, José Haito Doi, disse ontem à Folha que ainda precisa analisar a proposta. A Câmara deveria ter discutido melhor essa questão, frisou.
O farmacêutico Osvaldo Wronski, que trabalha no ramo há 47 anos, gostou da idéia. É interessante, mas não sei se isso vai funcionar na prática, disse. Segundo ele, atualmente são poucos os médicos que usam receitar medicamentos genéricos.
Na legislatura passada, a Câmara aprovou um projeto exigindo receitas datilografadas dos médicos que atendem nos postos de saúde. A lei nunca entrou em prática.


