Reabertura da Piauí gera mais manifestações
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de dezembro de 2011
Marcos Roman <br> Reportagem Local 
Palco de uma das principais polêmicas que atualmente envolve a prefeitura e parte da sociedade londrinense, o Bosque Central reuniu na manhã de ontem manifestantes favoráveis e contrários à reabertura da Rua Piauí. O embate aconteceu durante a edição mensal do programa Prefeitura nos Bairros, em que o prefeito Barbosa Neto atende a população acompanhado de secretários municipais.
Uma tenda foi montada pela prefeitura na parte superior do Bosque, localizado entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro. Ao lado dela, sob chuva, representantes do Movimento Ocupa Londrina se armaram com faixas de repúdio à reabertura da Piauí e vestiram máscaras cirúrgicas para alertar sobre a poluição que tomará conta do local caso o tráfego de veículos seja permitido.
''Peguei uma senha e propus ao prefeito que desistisse da reabertura da Rua Piauí em troca da retirada da ação na Justiça que acabou embargando a obra do Bosque. Mas ele se mostrou irredutível'', revelou o jornalista Guto Rocha, um dos líderes do Ocupa Londrina. ''Existe uma lei municipal que garante a preservação deste espaço como área de lazer e não é abrindo um pequeno trecho de 100 metros de uma rua que a prefeitura vai conseguir resolver o problema do trânsito na cidade. Existem outras alternativas para isso'', argumentou.
Um pouco à frente da tenda da prefeitura, comerciantes do Centro Comercial localizado na Rua Piauí colhiam assinaturas de pessoas favoráveis à reabertura. ''Nosso abaixo-assinado já conta com 200 nomes. Estamos desligados de parte da cidade porque os carros não podem continuar trafegando na nossa rua por causa do Bosque. Essa é uma chance de resgatar o tempo perdido e dar uma oportunidade de as pessoas conhecerem o Centro Comercial'', afirmou a gerente de vendas Vânia Roberto.
O secretário municipal de Governo, Marcos Cito, se exaltou com representantes do Movimento Ocupa Londrina. Ele interrompeu uma entrevista para uma emissa de TV para chamar a atenção dos manisfestantes que estavam posicionados atrás dele com algumas faixas. ''Podem chegar mais perto. Não é aparecer que vocês querem?''
Em seguida, Cito disse que as justificativas sobre o impacto ambiental causado pela revitalização do Bosque será entregue à Justiça e que a prefeitura continuará lutando pela reabertura da Rua Piauí. O prefeito não quis dar entrevista.
A obra de revitalização do Bosque foi iniciada pela prefeitura na primeira quinzena de novembro e embargada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no dia 16 do mês passado. A decisão do órgão foi tomada após a denúncia de derrubada de 17 árvores nativas no trecho onde antes estava instalado o Zerinho para a reabertura da Rua Piauí. No dia 24 de novembro, a ONG MAE conseguiu na Justiça liminar paralisando as obras. A prefeitura recorreu e espera uma decisão judicial. A prefeitura havia iniciado as obras, retirando árvores, mesas de jogos, bancos e aparelhos de ginástica.


