As rajadas de vento de 69,8 km/h que atingiram Londrina na noite desta quarta-feira (12) provocaram a queda de pelo menos cinco árvores no município. As informações são do boletim de ocorrências da Defesa Civil das 9h26 divulgado pela prefeitura às 10h44.

Às 23h16, a Defesa Civil de Londrina registrou a primeira queda, ocorrida na rua Canudos, no Jardim Higienópolis, região central da cidade. A Copel realizou o atendimento inicial e parte da via ficou bloqueada.

A segunda queda foi registrada às 23h59, na Estrada dos Periquitos, no bairro Limoeiro, zona Leste. A Defesa Civil fez o atendimento da ocorrência, que deixou a via totalmente interditada.

Nesta quinta (13), foram mais três chamadas de árvores caídas. Às 8h42, também na rua Canudos, com dano à rede elétrica; 8h39 na rua Peru, jardim Indianápolis, região central; às 9h15 na rua João Dale Vedove, no conjunto Cafezal 2, zona Sul. Essas ocorrências ficaram a cargo da Sema (secretaria de Meio Ambiente).

Houve ainda um destelhamento registrado às 8h56 na rua 64, na zona Sul. A orientação para o pedido de lona foi para retirada do material na Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).

De acordo com Ângela Beatriz, meteorologista do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), os ventos atingiram sua velocidade máxima entre as 23h da quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira (13). O acumulado de chuvas no período foi de 11 milímetros.

QUEDA NA TEMPERATURA

De acordo com Ângela Beatriz, meteorologista do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), os ventos atingiram sua velocidade máxima entre as 23h da quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira (13). O acumulado de chuvas no período foi de 11 milímetros.

A meteorologista apontou, ainda, que os eventos climáticos das últimas horas aconteceram em razão do fenômeno do ciclone extratropical que passa pelo Paraná. "Os efeitos foram mais intensos no sul do Estado e agora o ciclone já está em declínio. Agora, teremos uma massa de ar fria, que vai derrubar as temperaturas", explica.

Nos próximos dias, conforme relata Ângela, as temperaturas devem ficar entre 7ºC e 20ºC em Londrina. As mínimas e as máximas devem começar a aumentar somente no domingo (16), quando a temperatura poderá chegar a 23ºC.

LEIA TAMBÉM:

= CMTU instala novos semáforos na região central de Londrina

= Prefeitura vai isolar Parque Daisaku Ikeda com um alambrado

PARANÁ

Centenas de profissionais da Copel trabalharam durante a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira para restabelecer o fornecimento de energia em todas as regiões do Paraná que foram atingidas por um temporal de grandes proporções.

Imagem ilustrativa da imagem Rajadas de vento de quase 70 km/h derrubam árvores em Londrina
| Foto: Copel - AEN

Neste momento, segundo informações do Governo do Estado, 173 mil consumidores estão com o fornecimento de energia interrompido no Estado.

A região mais afetada é o Leste (Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), com 95,4 mil unidades consumidoras desligadas e 1.050 serviços emergenciais em andamento. Até agora, 4,1 mil serviços emergenciais precisam ser atendidos pelas equipes de eletricistas em todo Paraná.

As fortes chuvas também afetaram as unidades de produção e distribuição de água em cidades e distritos da região Oeste. As cidades de Catanduvas, Boa Vista da Aparecida, Terra Roxa e o distrito de Alto Alegre do Iguaçu, no município de Capitão Leônidas Marques, permanecem com os sistemas paralisados em razão da falta de energia. A Sanepar está providenciando geradores para reduzir os impactos da falta de água.

FERRY BOAT

A travessia da Baía de Guaratuba por ferry boat está com as atividades temporariamente interrompidas devido às fortes rajadas de vento atingindo a região nesta quinta-feira (13). Segundo o DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná), a medida visa garantir a segurança dos usuários e funcionários da travessia. (Com Agência Estadual de Notícias)

Imagem ilustrativa da imagem Rajadas de vento de quase 70 km/h derrubam árvores em Londrina
| Foto: DER-PR - AEN

Atualizada às 11h12. Colaborou Larissa Ayumi Sato.