A Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciou ontem o nome da nova diretora da Rádio Universidade FM. A professora Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, que ocupou até a última terça-feira o cargo de vice-diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), substitui a musicista Janete El Haouli, que foi afastada do cargo pela reitora Lygia Pupatto no dia 17 de março por ''discordância administrativa''. Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social (COM) da universidade, Maria Irene é docente do Departamento de Arte Visual, e ''tem ampla experiência educacional e administrativa''.
Em nota divulgada ontem à tarde, a COM também informa que a nova diretora é graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) - São Paulo; Especialista em fotografia; Mestre em Educação e atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós- Graduação em Estudos da Linguagem, na UEL. Ela também já foi vice-coordenadora de Colegiado do curso de Educação Artística e chefe do Departamento de Arte (por duas gestões consecutivas).
Procurada pela Folha, Maria Irene informou que só daria entrevistas hoje. ''Estou muito atarefada e totalmente sem tempo'', desculpou-se. O afastamento de Janete El Haouli teve grande repercussão na comunidade universitária e ocorreu quase um mês após uma reunião do Conselho Universitário (C.U.), que deliberou a extinção da rádio como órgão de apoio da UEL e a transformou em uma diretoria subordinada à COM.

mockup