A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou ontem, o desmonte de um quiosque do Calçadão, a lanchonete Chope Grill. Este é o primeiro estabelecimento demolido pelo órgão no Calçadão, como parte do projeto de revitalização do Centro de Londrina. De acordo com diretor administrativo-financeiro da CMTU, André Nadai, a medida foi tomada depois que uma liminar do dono da lanchonete foi cassada pela Justiça.
''O proprietário tinha um débito de R$ 120 mil desde 2008, que havia sido parcelado em 43 meses. No entanto, deixaram de pagar o valor mensal, cuja somatória já estava em R$ 48 mil, referente aos últimos 13 meses. Por conta disso, a permissão de uso foi revogada por inadimplência. O juiz deu um prazo de 30 dias para desocupação, que terminou no dia 7 de abril'', explicou Nadai. O dono da lanchonete, diante da decisão judicial, não se opôs ao desmonte do quiosque e tudo transcorreu com tranquilidade.
Ainda de acordo com o diretor, a partir de hoje, os demais proprietários de quiosques receberão um notificação com o prazo de 30 dias para desocupação e retirada dos estabelecimentos. ''Caso alguém ache que o período é curto, deve enviar uma contra-notificação para avaliação da CMTU.'' Na Região Central estão localizados 38 quiosques. Depois da saída, o projeto de revitalização e padronização deve ser iniciado. Para isso, a prefeitura vai abrir licitação para cerca de 20 espaços comerciais, onde não será permitida a venda de bebidas alcóolicas.
A retirada dos quiosques também gerou polêmica. Comerciantes reclamam que estão instalados no Calçadão há pelo menos 50 anos e temem que a concorrência possa eliminá-los da disputa na licitação.

mockup