Quintal abrigava sete caminhões de entulhos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de maio de 2002
Marta Medeiros<br>Equipe da Folha 
Maringá - A Fundação Nacional de Saúde concluiu ontem o trabalho de limpeza contra focos do mosquito Aedes aegypti no quintal de uma casa localizada na Vila Morangueira, bairro da zona norte de Maringá. Os agentes retiraram entulhos, lixo reciclável e madeira que lotaram sete caminhões caçambas da prefeitura. O dono da casa já havia sido notificado diversas vezes pela Vigilância Sanitária. A falta de providências obrigou o município a promover a limpeza que começou no sábado. Os agentes disseram que o quintal abrigava diversos focos do mosquito transmissor da dengue.
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 950 notificações, com 176 casos confirmados e 163 descartados por causa de exames negativos. Os demais continuam como suspeitos. Dentre as confirmações está um caso de dengue hemorrágica que provocou a morte de uma dona-de-casa em Maringá.
Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, Gilberto Pucca, a dengue está sob controle na cidade com uma média de 30 casos notificados por semana. Pucca afirma que depois da morte por dengue hemorrágica, a comunidade passou a prestar mais atenção nos riscos da doença. Do total de notificações por semana, pelo menos 18% estão sujeitos a exames positivos.


