Bandeirantes - Quatro vagões de combustível da concessionária América Latina Logística - Delara (ALL) tombaram em Bandeirantes (34 quilômetros a leste de Cornélio Procópio), provocando o vazamento de pequena quantidade de óleo diesel. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Cornélio Procópio informou que foram detectados dois focos de vazamento, controlados pelo Corpo de Bombeiros logo após o acidente. Outros quatro vagões também descarrilaram, mas não chegaram a tombar.
O chefe regional do IAP, José Mariano de Macedo, disse que ainda não é possível dimensionar se houve dano ambiental, mas descartou a contaminação de rios e nascentes região. Ele alertou que a extensão de contaminação do solo será verificada somente após a análise laboratorial. Segundo Macedo, uma equipe da ALL utilizou produtos absorventes para reduzir a possibilidade de contaminação. Um fiscal do IAP está acompanhando o trabalho.
O acidente aconteceu anteontem à tarde no quilômetro 90 da linha férrea, entre os municípios de Bandeirantes e Santa Mariana. A composição era formada por 26 vagões que transportavam cimento e óleo diesel de Londrina para Ourinhos (SP). A ALL informou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e que uma equipe com técnicos de segurança, engenheiros e especialistas em meio ambiente da empresa foi deslocada para a realizar o trabalho de prevenção.
O transbordo da carga para caminhões deve ser concluído hoje, para liberação da malha ferroviária.