Gabriel Cândido Paiva, psicólogo clínico: Meu desejo é que a vacina chegue logo para todas as pessoas”
Gabriel Cândido Paiva, psicólogo clínico: Meu desejo é que a vacina chegue logo para todas as pessoas” | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Quem tomou a primeira dose da Coronavac até o dia 8 de março em Londrina deve agendar um novo horário para receber a segunda dose, respeitando o esquema vacinal do imunizante (de 21 a 30 dias entre uma dose e outra), para que haja resposta imunológica desejada. A secretaria municipal de Saúde estima que até esta segunda-feira (29) cerca de 2.500 pessoas completam o prazo de 21 dias para receber a segunda dose. Para dar celeridade no atendimento desse público formado por idosos acima de 80 anos, profissionais e trabalhadores da saúde, mais quatro UBS passam a funcionar exclusivamente para vacinação em Londrina.

Com a ampliação, que começou nesta segunda, o município conta agora com seis locais de referência para vacinação contra a Covid-19: UBS do Jardim do Sol, Alvorada, Casoni, Ernani e Eldorado, além do Centro de Imunização da Zona Norte. São oferecidas 250 vagas em cada UBS.

“Temos que avançar no processo de vacinação neste momento. Com esses novos quatros pontos de referência, ampliamos a aplicação para 1.500 doses por dia”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que esteve pela manhã na UBS da Vila Casoni, região central.

O movimento estava bem tranquilo nas primeiras horas de atendimento. Com horário agendado, o psicólogo clínico Gabriel Cândido Paiva, 26, foi uma das primeiras pessoas a receber a segunda dose na unidade. “Me sinto um pouco mais aliviado, mas tenho colegas que trabalham em outras áreas que também são muito importantes nesse momento, como em assistência social, e que ainda não foram vacinados. Meu desejo é que ela (vacina) chegue logo para todas as pessoas”, disse.

ALVORADA

No primeiro dia de atendimento exclusivo para vacinação, a UBS Alvorada, na zona oeste, tinha o maior número de agendamentos. Cerca de 160 pessoas se cadastraram para tomar a segunda dose na unidade. É o caso do médico aposentado Zenshi Heshiki, 85. “Tomar vacina é tradicional. O difícil é inventá-la e, se os países estão conseguindo desenvolver essas vacinas, qualquer pessoa deve se vacinar porque é uma maneira de se prevenir”, comentou.

Zenshi Heshiki, 85, médico aposentado: "Qualquer pessoa deve se vacinar porque é uma maneira de se prevenir”
Zenshi Heshiki, 85, médico aposentado: "Qualquer pessoa deve se vacinar porque é uma maneira de se prevenir” | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

OUTROS ATENDIMENTOS

Durante a manhã, algumas pessoas procuraram por outros serviços nas UBS, sem saber que estão somente aplicando vacina da Covid-19. O secretário de Saúde informou que, pela pandemia, os atendimentos eletivos já estão suspensos, mas aqueles que precisam dos serviços da Atenção Básica, como consultas médicas (Clínico Geral, Ginecologia e Pediatria), fornecimento de medicação, curativos, estadiamento da Dengue, entre outros, devem procurar a UBS mais próxima.

NOVAS DOSES E GRUPOS

Machado participará de uma reunião nesta tarde para definir se as UBS passarão a aplicar primeiras doses também a partir de terça-feira (30). De acordo com ele, o município está recebendo um novo lote com oito mil imunizantes.

Imagem ilustrativa da imagem Quatro UBS passam a funcionar exclusivamente para vacinação em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

“Estudamos ampliar a vacinação para pessoas com mais de 65 anos, que pela nossa estimativa é formado por aproximadamente 20 mil pessoas. Ainda estamos estudando com qual público vamos trabalhar”, disse. O público entre 60 e 65 anos é, segundo o secretário, o maior em relação ao número de cadastros.

SERVIÇO: O agendamento para a segunda dose da Coronavac deve ser feito no Portal da Prefeitura.

CONFIRMA COMO FICOU O FUNCIONAMENTO DAS QUATRO UNIDADES:

Região Oeste

UBS Alvorada: rua Poços de Caldas, 85. Os atendimentos foram transferidos para a UBS Santa Rita, na rua Angelo Gaiotto, 100.

Região Leste

UBS Ernani: rua Gerônimo Máximo, 30 – região leste. Os atendimentos foram transferidos para a UBS Armindo Guazzi, na av. São João, 4321.

Região Central

UBS Vila Casoni: av. Dez de Dezembro, 580. Os atendimentos foram transferidos para o CSU (Centro Social Urbano) da Vila Portuguesa, na rua Atílio Scudeler, 283.

Região Sul

UBS Eldorado: rua Tertuliano, 800. Os atendimentos foram transferidos para a UBS San Izidro, na rua Maria José Carneiro, 85

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1