Quatro pessoas são assassinadas no feriadão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005
Erika Zanon<br> Reportagem Local
O feriadão de Carnaval foi violento em Londrina. Desde a tarde de sábado até ontem quatro pessoas foram assassinadas na cidade, entre elas dois adolescentes. A morte de Robson Monteiro Fuentes, de apenas 13 anos, foi considerada uma das mais brutais do ano e deixou chocados parentes e amigos da vítima. O menino foi encontrado morto ontem de manhã, em um fundo de vale localizado no Jardim Versalles, na Zona Oeste. Com esse homicídio sobe para 21 o número de mortes violentas na cidade em 2005.
Robson foi encontrado ontem por volta das 8 horas pela própria família. Depois de ser informada por uma vizinha sobre a morte do rapaz e o provável lugar onde o corpo estaria, a mãe do adolescente, Dalira Monteiro Fuentes, 37, saiu com outro filho, um sobrinho e um irmão para procurá-lo. ''Ele estava desaparecido desde ontem (anteontem) de manhã. Quando era quase meia-noite a minha vizinha apareceu e disse que um rapaz tinha pedido para ela me avisar que o Robson estava nesse fundo de vale'', relatou Dalira.
Após horas de busca, o irmão de Robson o encontrou morto. A polícia foi avisada e depois de um exame preliminar peritos do Instituto de Criminalística constataram que o adolescente foi assassinado com cinco tiros. Pelo estado do corpo o crime deve ter acontecido por volta de 12 horas de segunda-feira, segundo o perito José Carlos Miranda.
O tio de Robson e amigos da família que foram ao local do crime estavam chocados com a morte do menino. ''Ele era praticamente uma criança. Isso é uma brutalidade'', revoltou-se o tio da vítima, Zulmiro Teófilo Monteiro, 43. Segundo a mãe do rapaz, Robson estudava, não tinha passagem pela polícia e não era usuário de drogas. ''Eu sempre dava muitos conselhos ao meu filho. Esses dias até perguntei se ele tinha problemas com alguém ou se tinha sido ameaçado de morte, mas ele me respondeu apenas que não'', contou Dalira, que tem mais quatro filhos. ''É muito difícil ver um filho morto'', desabafou. A família do adolescente mora no Jardim Aneliza III, em Cambé (13 km a oeste de Londrina).
Segundo o delegado de plantão da 10 Sudvisão Policial, João Aquino de Almeida, pelos indícios do crime o rapaz deve ter sido assassinado no próprio local. A polícia ainda não tem suspeitos, mas não descarta a possibilidade de execução.
Outro adolescente também foi morto com um tiro na boca, domingo à noite, por volta das 22 horas, no Residencial Tibagi, Zona Norte. Segundo informações do delegado de plantão da 10 Subivisão Policial, Marcelo Sakuma, Rodrigo de Paula Arena, 17 anos, foi assassinado dentro de casa.
De acordo com o relatório da polícia, a família informou que cinco rapazes entraram armados na residência e deram voz de assalto. Em seguida trancaram os moradores no banheiro. Quando tentavam fugir levando televisão, DVD e outros utensílios, Rodrigo, acompanhado de um primo, chegou à residência e tentou impedir que os ladrões escapassem. Depois de brigarem, um dos assaltantes disparou um tiro acertando o adolescente. O delegado comentou que um dos suspeitos do crime é um rapaz conhecido como Tizil.
No domingo foram registrados mais dois homicídios em Londrina. Segundo relatório da Polícia Civil, César Augusto da Silva, 32, foi morto com vários disparos de arma de fogo, nos fundos do Conjunto José Belinati, Zona Norte, às 21h30. A outra morte ocorreu no Distrito de Guaravera, Zona Sul. O agricultor, Amaro Fermino da Silva, 59, foi encontrado morto em uma propriedade rural onde trabalhava. De acordo com informações que o filho do agricultor deu à polícia, ele foi avisado por um amigo que o pai estava morto. O corpo foi encontrado no domingo de manhã. Segundo o Instituto Médico Legal, o agricultor foi morto a pauladas.