Quatro empresas fazem propostas para metrô
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de março de 2002
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Apenas quatro empresas apresentaram ontem à comissão de licitação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) os envelopes com a documentação para pré-qualificação e propostas técnicas e de preço do projeto do metrô. Três delas TCBR, Vega e Dalcon formaram um consórcio. Apenas a Concremat concorre separadamente. Vinte e duas empresas haviam comprado o edital de concorrência.
A TCBR, de Brasília, já desenvolveu projetos dos metrôs do Distrito Federal, Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). A Concremat, do Rio de Janeiro, trabalhou nos metrôs de Fortaleza (CE) e da capital fluminense. As outras duas empresas são de Curitiba. A TCBR e a Dalcon foram citadas pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) em matéria publicada ontem pela Folha como possíveis favorecidas no processo.
A comissão de licitação, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ficou de analisar a documentação das empresas ainda ontem para verificar se os concorrentes atendem os requisitos quanto à capacidade técnica e financeira. Até o fechamento desta edição, a comissão não havia concluído os trabalhos. Só depois de publicado o resultado da qualificação em Diário Oficial e respeitado o prazo para recursos é que serão definidas as datas para abertura das propostas técnicas e de preço.
Os pedidos de liminares ajuizados pela bancada de oposição e pela vereadora Clair da Flora Martins (PT) para suspender a licitação não foram acatados pela Justiça, que extinguiu, ainda, o mandado de segurança impetrado pelo vereador André Passos (PT). O advogado Aluísio Pires de Oliveira explicou que as ações, no entanto, continuam tramitando, uma vez que foi feita citação dos réus para apresentar defesa. A Justiça ainda pode anular a concorrência, declarou Bernardi.


