Cerca de 14 mil alunos estão participando desde ontem, no Paraná, da sexta edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O evento segue até amanhã e está acontecendo simultaneamente em todo o Brasil. Os estudantes paranaenses integram 453 turmas pertencentes a 272 escolas públicas e privadas de 81 municípios.
No Estado, estão sendo avaliados 5,3 mil alunos de 4ª série, 5,2 mil de 8ª série (ambas do ensino básico) e 3,1 mil estudantes do 3º ano do ensino médio. São aplicadas provas de português e matemática.
O exame, que é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), tem por objetivo avaliar o sistema educacional do País. Em Curitiba, região metropolitana e Litoral, 237 turmas de 135 escolas estão sendo submetidas ao teste. Na região de Londrina, são 55 turmas de 34 escolas.
Ontem pela manhã, 68 alunos que cursam o 3º ano na Escola Estadual Leôncio Correia, em Curitiba, fizeram as provas. Segundo o estudante, Ariedelson Simioni, de 17 anos, o Saeb é importante porque avalia o nível de educação geral do País.
De acordo com a coordenadora do Saeb no Paraná, Marli de Almeida, somente no ano que vem serão conhecidos os resultados da avaliação. ''Depois disso, encaminharemos relatório às escolas para que se situem diante da real situação do ensino e promovam as mudanças necessárias'', afirmou. No Brasil, 371,3 mil estudantes participam do processo.