Neste mês de dezembro, o projeto Letramento Digital finaliza as oficinas realizadas com alunos da rede municipal. Ao todo, no segundo semestre de 2023, 518 alunos de 26 escolas concluem suas atividades. Somando as turmas ofertadas no primeiro semestre, o projeto contabiliza um total de 594 concluintes em 2023. A iniciativa é desenvolvida na cidade pela FACTI, dentro do Programa “MCTI Futuro” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nas oficinas do Letramento Digital, as crianças têm contato com conteúdo técnico de Pensamento Computacional, Fundamentos da Programação, e Robótica e Prototipagem, e competências comportamentais, como trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e inovação.

Além de receberem gratuitamente o material didático para as oficinas, em formato físico e digital, os participantes também ganham um kit que inclui uma placa programável. Os encontros são presenciais, realizados duas vezes por semana, no contraturno escolar.

Por meio dessa formação, o Letramento Digital promove uma inclusão digital mais abrangente, e desperta o interesse dos estudantes para as áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Exatas, abrindo novas possibilidades para o seu futuro.

“Acreditamos que, por meio do Projeto Letramento Digital, há um maior engajamento dos alunos, melhora na capacidade de resolver problemas, desenvolvimento do raciocínio lógico, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe, competências importantes para o século XXI”, afirmou a professora Mirella Cito Botti, que integra o Apoio Pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em Educação, da Secretaria Municipal de Educação.

E para o próximo ano, a intenção é levar o projeto a todas as escolas municipais que manifestarem interesse. “A maior novidade refere-se à ampliação do atendimento, de 2.000 para 4.000 alunos de 4º e 5º anos das escolas municipais de Londrina, bem como a ampliação de 120 para 240 multiplicadores do conhecimento que atuarão com os alunos”, ressaltou Botti.

PROGRESSOS VISÍVEIS

O coordenador-geral do projeto Letramento Digital pela Facti, José Augusto de Lima Prestes, avaliou que, em relação à primeira etapa do projeto em Londrina, esse segundo semestre trouxe progressos visíveis. “Creio que os principais avanços estão relacionados ao aperfeiçoamento da capacitação – em termos de conteúdo, estrutura das aulas e metodologia – e à aceitação do projeto no âmbito das escolas e das famílias. Sem dúvida nenhuma, isto tornará as nossas ações de 2024 muito mais eficientes”, prevê.

Com o aval do MCTI para que o programa estenda suas atividades, no próximo ano o Letramento Digital abrirá novas turmas de capacitação e será levado a mais escolas municipais. “Um novo processo seletivo para os agentes multiplicadores do conhecimento deverá ser aberto em fevereiro de 2024, com início das aulas entre março e abril. As novas turmas de alunos de 4º e 5º anos deverão, também, ser iniciadas em abril. Esperamos poder contar com um número ainda mais expressivo, dado que agora a nossa meta é capacitar 4.000 crianças até dezembro de 2024”, complementou Prestes.

Para conduzir as oficinas com os estudantes, foram capacitados, só neste ano, 59 agentes multiplicadores. (Com informações do N.Com)