O Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) irá se reunir na Praça Nishinomiya (em frente ao aeroporto de Londrina), nesta quarta-feira (30)., das 19h às 22h, para observa a Super Lua Azul. Serão disponibilizados vários telescópios gratuitamente. Quem participar também poderá tirar fotos da lua com o celular, por meio dos equipamentos do Gedal.

É a segunda lua cheia do mês. Quando isso ocorre, o fenômeno recebe o apelido de “Lua Azul”. Esta situação de duas luas cheias em um mesmo mês é relativamente rara. A última foi em outubro de 2020, e a próxima será em maio de 2026.

Essa “raridade” do fenômeno serviu de inspiração para uma expressão norte-americana, "once in a Blue Moon", que se assemelha a expressões como “uma vez na vida e outra na morte”, que representa a ocorrência de algo raro.

A lua não ficará azul. Trata-se apenas de uma expressão norte-americana. A coloração dela será a mesma.

BLUE MOON

Por sua vez, o termo Blue Moon, ou “Lua Azul”, tem uma origem duvidosa. Há quem defenda que seja uma referência ao aspecto de nosso satélite em 1883, quando o vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção, lançando grandes quantidades de partículas na atmosfera, que causaram a refração da luz da Lua, conferindo-lhe um aspecto azulado.

Outro fato interessante é que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito mas uma elipse, de modo que a distância entre a Terra e a Lua sofra uma variação, indo de aproximadamente 353.000 km quando ela está mais próxima da Terra, o que chamamos de “Perigeu”, a cerca de 405.000 km, quando se encontra na região mais distante de órbita, e que recebe o nome de “Apogeu”.

E quando a Lua Cheia coincide com o Apogeu, ou seja, a Lua está em sua posição mais próxima da Terra, criou-se um outro apelido: Super Lua. E também haverá esta “coincidência cósmica” nesta quarta. Pode-se dizer nesta quarta será uma Super Lua Azul, ou seja, uma segunda Lua Cheia do mês durante o Perigeu.

(Com informações do Gedal)