Agora é sério. A recomendação para que brasileiros fiquem em casa em quarentena se tornou um ato de saúde pública para o enfrentamento ao coronavírus no País. “A quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus”, reforçou o secretário de Vigilância em Saúde do MS (Ministério da Saúde), Wanderson de Oliveira.

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena: o que fazer em casa
| Foto: iStock

A medida ainda garante a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado. No entanto, esse é um momento inusitado para os brasileiros e ficar em casa por tempo indeterminado pode não ser uma tarefa fácil. “As pessoas não estão acostumadas a ficar em casa e agora é um momento de parar para refletir sobre esse tempo, já que isso sempre foi uma reclamação e, muitas vezes, desculpas para não fazer algo”, comenta a psicóloga em Londrina, Sonja Lemos.

Ela lembra que a quarentena é uma obrigação para si mesmo e para com o próximo. “Pensar no outro é algo que não estávamos mais acostumados a fazer porque somos uma sociedade muito individualista. Ficar em casa é necessário não só por mim, mas pelo outro e é claro que isso causa muita ansiedade. Temos que tomar todos os cuidados e cuidar da saúde mental”, diz.

Ruas, escolas e estabelecimentos vazios, além de eventos cancelados são a prova de que a população não está mais correndo com a rotina, o que possibilita, de acordo com a psicóloga, fazer coisas que se tem vontade ou que sempre foram adiadas.

CURSO

“Em tempos atuais é possível fazer tudo de casa. Para quem tem filhos, a dica é aproveitar para criar brincadeiras, sair do celular, ler com as crianças. E se possível, estabelecer uma rotina em casa, tomar um café mais prolongado, desacelerar, fazer uma leitura descontraída e em outro momento, estudar. Há muitos cursos online”, indica.

É isso que Samuel Rodrigues, 23, pretende fazer na quarentena. Ele trabalha como caixa em um banco em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) e se encaixa no grupo de risco por ter diabetes. “Estou afastado desde terça (17) e meus planos é adiantar as atividades da faculdade de Administração que faço a distância. Também pretendo tirar algumas certificações exigidas pelo banco para atuar em outros cargos. Vou juntar o útil ao agradável”, comenta.

Mas é claro que Lemos não pretende se debruçar sobre o computador noite e dia. Com tempo de sobra, ele diz que o alarme tocará mais tarde e filmes e séries serão atualizados. No entanto, Rodrigues diz ser uma pessoa bem regrada e, por isso, o tempo em que estaria trabalhando será dedicado aos estudos.

“Acho que não vai me abalar muito o fato de ficar em casa e aos poucos vou me acostumando a ir menos no mercado e em outros locais de aglomeração. A rotina de todo mundo está alterada. É hora de ter paciência e pensar no outro também”, ressalta.

NOTÍCIAS

Lemos, que também é coach de carreira e especialista em desenvolvimento humano, faz uma recomendação importante: “ver notícias na televisão uma vez por dia é suficiente. Se a pessoa passar o dia todo vendo TV vai ficar extremamente ansiosa, nervosa. Aproveite a quarentena para fazer coisas que não são possíveis justamente por não estar em casa ou sem tempo. Pense em projetos que estavam na gaveta. Esse é um momento de pensar e colocar a criatividade em dia”, diz.

CRIANDO EM 3,2,1

Se vale (quase) tudo para fugir do tédio e enfrentar a quarentena, a internet é a maior aliada neste momento. Dá para fazer compras, estudar, manter contatos e obviamente, se divertir. Basta um clique no twitter e milhares de posts vão dar a dimensão do que está acontecendo ao redor do mundo e trazer ideias para passar o tempo.

Tem gente fazendo skate de colchão, brincadeira de ‘cata-carros’, corrida de bolinha de gude, desafio de embaixadinha e pensando no coletivo, tem gente cantando na sacada. Cantores como Roberta Sá estão fazendo lives em uma espécie de show para ver em casa. No perfil dos artistas no Instagram tem os horários e dias para esse ‘encontro’.

ATIVIDADE FÍSICA

A profissional de educação física em Londrina, Carol Borba, está programando uma série de vídeos para seu perfil nas redes sociais e no canal no YouTube, pensando justamente em quem não quer abrir mão da atividade física durante a quarentena. “São treinos curtos para fazer em casa, sem nenhum equipamento, em espaços pequenos, para iniciantes e avançados”, comentou.

O QUE FAZER

Está sem ideias? A FOLHA separou alguns links que podem ajudar a tornar a quarentena mais produtiva ou menos entediante. Para começar, o perfil no instagram @coisasparafazernaquarentena traz uma dica por dia. A primeira e mais importante delas é “respire, tudo vai ficar bem.”

1. Veja lives de artistas

@festivaleuficoemcasa - programação segue até o dia 22 de março com a participação de 78 artistas.

@garotasestupidas - O Garotas Estúpidas, de Camila Coutinho, promove até o dia 27 de março, o GeFESTIVAL online com atrações em formato Live, com cantores, prática de yoga e mindfulness, cozinha e humor.

2. Cuide da saúde

@carolborba1 - A youtuber Carol Borba montou programas de treinos para fazer em casa. Os vídeos são curtos e há opções para iniciantes e avançados.

@adrianacamargo_yoga - A professora de Yoga Adriana Camargo está fazendo aulas gratuitas de yoga no Instagram para aliviar o estresse e manter a saúde física e mental.

@ritalobo - A apresentadora Rita Lobo traz lives diárias às 21h30 no perfil do Instagram, com dicas práticas para garantir uma alimentação saudável.

3. Busque conhecimento

Google Ateliê Digital - Para aprender tudo sobre o mundo online, como websites, marketing digital, e-commerce e mídias sociais, acesse os tutoriais gratuitos do Google.

EaD Sebrae - O Portal Sebrae oferta mais de 100 cursos gratuitos em diferentes áreas.

FGV Online - A Fundação Getulio Vargas é membro do OEC (Open Education Consortium), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

ChatClass - Oferta ensino bilíngue através de Inteligência Artificial que funciona via WhastApp. A edtech liberou o conteúdo de inglês gratuitamente até o dia 17 de abril.

Rock Content - Cursos gratuitos de Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Inbound Marketing, Wordpress na Prática, entre outros.

Facebook Blueprint - A plataforma dispõe de 90 cursos gratuitos por eLearning para quem quer desenvolver conhecimentos de marketing digital.

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena: o que fazer em casa
| Foto: iStock

4. Visite museus

Google Arts &Culture (artsandculture.google.com)

Pinacoteca di Brera - Milano (pinacotecabrera.org)

Galleria degli Uffizi - Firenze (www.uffizi.it/mostre-virtuali)

Musei Vaticani - Roma (www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/catalogo-online.html)

Museo Archeologico - Atene (www.namuseum.gr/en/collections)

Prado - Madrid (www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works)

Louvre - Parigi (www.louvre.fr/en/visites-en-ligne)

British Museum - Londra (www.britishmuseum.org/collection)

National Gallery of art - Washington (www.nga.gov/index.html)

Museu Nacional de Belas Artes (https://mnba.gov.br/portal/)

5. Leia

Brasiliana – O site da USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

Biblioteca Digital de Obras Raras – Direcionado a pesquisadores, oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

Amazon – Disponibiliza milhares de eBooks gratuitos.

Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal, moda, estudos, carreira

Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download em diversos idiomas.

Domínio Público - Com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões de visitas, o Portal Domínio Público oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas.

Imagem ilustrativa da imagem Quarentena: o que fazer em casa
| Foto: iStock