Quarentena: atividades lúdicas e educativas são fundamentais para as crianças

Especialistas dão dicas sobre atividades simples e criativas que podem ser realizadas por pais e responsáveis e que resultam em aprendizado e aumento dos vínculos familiares

Reportagem local
Reportagem local

Crianças em casa, tempo de sobra e um desafio para pais e responsáveis: manter o desenvolvimento dos pequenos em tempos em que a quarentena faz parte da rotina das famílias. Momento que a criatividade e o lúdico precisam aflorar no ambiente familiar, para que muito do que as crianças aprenderam neste primeiro trimestre do ano letivo não fique esquecido e acabe prejudicando o aprendizado na volta às aulas.

Quarentena: atividades lúdicas e educativas são fundamentais para as crianças
iStock
 




O ato de brincar tem todo o potencial para se aprofundar em temas trabalhados pela pedagogia.  Este é um momento único para colocar esses conceitos em prática e fortalecer ainda mais o vínculo entre pais e filhos, fundamental para superar esse momento tão complexo da sociedade. A professora de educação infantil e do curso de pedagogia da Unopar, em Londrina, Viviane Batista Carvalho, elenca atividades lúdicas e educativas.




0 A 3 ANOS

Para os bem pequenos – de 0 a 3 anos – brincadeiras com texturas, como gelatinas atóxicas e tintas comestíveis são excelentes alternativas para o aprendizado e o desenvolvimento delas. Objetos de cozinha, como panelas e utensílios não cortantes também prendem demais a atenção dos bebês. “Esse tipo de brincadeira mantém a concentração deles, podendo chegar a cerca de 30 minutos, o que é um tempo excelente nesta idade. Se a família tiver um quintal, também pode brincar com coisas simples, como pedrinhas, areia e bola. Como a presença dos pais será constante, elas vão adorar”.


As canções e contação de histórias também são bem simples de reproduzir em casa. “Foque em cantar músicas e relembrar histórias sem precisar de recursos tecnológicos – como celular e televisão – estimule ao máximo a interação presencial. Nesse tipo de brincadeira lúdica, as crianças permanecem geralmente atentas por 10 a 15 minutos. Portanto, o ideal é fazer uma alternância das atividades. Quando a criança começa a ficar chorosa, geralmente é porque já está entediada com a brincadeira”, salienta.


4 a 5 anos 

Para as crianças da pré-escola ( 4 a 5 anos), a capacidade de concentração delas já é pouco maior. A pedagoga cita o recorte de jornais e revistas, colagens, bola, bambolê e a produção de brinquedos com material reciclável. “Brinquedos com garrafas pet e potes de iogurte são bem simples de fazer, como por exemplo um telefone sem fio com copos e barbante. Já nas colagens, as crianças têm contato com as letras e figuras fundamentais para a alfabetização”.


A professora fala também da rotina em casa.  “Horário de comer, de tirar o soninho e de brincar são bem trabalhados nas escolas. É interessante manter isso em casa; deixar no desenho, no máximo, 30 minutos pela manhã e por mais meia hora à tarde, além de evitar brinquedos ‘prontos’ que desestimulem a criatividade”, complementa


6 A 10 ANOS

Para as crianças dos 6 aos 10 anos, do 1º ao 5º ano da educação fundamental – boa parte com uma nova rotina de atividades, viabilizada pelas atividades do ensino a distância - os trabalhos de leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico são essenciais neste momento. A falta de ações neste sentido por semanas pode fazer com que eles percam a evolução da linguagem escrita e do raciocínio como um todo. “Manter determinados estímulos neste momento favorecerá o desenvolvimento das habilidades intelectuais, que irão favorecer no processo de aprendizagem ao retornarem para a escola, considerando a recuperação de outros conteúdos acadêmicos", explica a professora do curso de pedagogia da Unopar, Josiane Rodrigues Barbosa.


Para trabalhar a linguagem, buscar histórias para leitura no tablet ou celular pode ser uma alternativa caso as opções de livros físicos sejam escassas em casa. “Mas, além disso, por exemplo, é possível criar jogos que estimulem o desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação, como jogos com cartas que contenham perguntas e respostas considerando vocabulários da língua portuguesa com regras definidas, possibilitando a toda a família a participação”.




Já para ações de raciocínio lógico, a criação de jogos de tabuleiro com material reciclável é boa pedida. “Um jogo numérico, com dois dados, um com números de 1 a 6 e o outro com os sinais de operação matemática já pode ensinar muito para eles. Estamos falando de um tempo que pode ser de até 50 minutos - dia sim, dia não - e que já faz uma diferença enorme para eles”, complementa a coordenadora.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo