Bandeirantes Um grupo armado e encapuzado roubou, na madrugada de ontem, um trator-esteira da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) que estava estacionado em um sítio de Bandeirantes (34 km a leste de Cornélio Procópio). A quadrilha utilizou o próprio trator para construir uma rampa de terra que permitiu a colocação do veículo na carroceria de um caminhão. Além do trator a serviço da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o bando levou outros dois tratores particulares, eletrodomésticos e R$ 20 mil. O bando permaneceu na área próxima ao aeroporto e ao Termas Iara durante oito horas e não deixou pistas.
Segundo a polícia, tudo começou às 21 horas, quando o Sítio São José foi invadido pelo grupo, que logo se dividiu para realizar várias tarefas. Eles mantiveram Edvaldo Vasconcelos de Almeida, 50, e outras cinco pessoas da família sob a mira de armas enquanto outros membros vasculhavam os sítios vizinhos em busca do trator-esteira.
De acordo com a polícia, no total, a área tinha quatro veículos deste mesmo modelo, todos da Codapar, que realiza benfeitorias na estrada rural que serve às propriedades. O bando tentou transitar com dois deles mas não conseguiu fazer os veículos funcionarem. Um terceiro estava quebrado. O objetivo da quadrilha só foi alcançado na quarta tentativa, no trator-esteira que estava estacionado no Sítio Laranjinha.
Ainda assim não foi uma operação fácil, conforme o relato das vítimas à polícia. Depois de transpor a rampa, o trator não entrou na carroceria devido ao tamanho da lâmina frontal. Foi então que os ladrões teriam usado um maçarico para cortar as duas hastes de sustentação da lâmina, que foram deixadas no local.
Na casa do Sítio Laranjinha estavam cinco pessoas, entre elas o proprietário Carlos Brás Pavão, 48 anos. Foram levados da casa, eletrodomésticos e R$ 20 mil em dinheiro. Do Sítio São José, foram levados dois tratores pertencentes à família Almeida um trator Valmet 88 e um Ford 610.
De acordo com o tenente da Polícia Militar Jeferson Agenor Busnello, a hipótese mais provável é que a quadrilha responsável pelo planejamento e execução do assalto tenha ''contratados'' homens que sabiam operar as máquinas. ''Pelo tipo de ação, acreditamos que a quadrilha não seja de Bandeirantes, mas que eles podem ter pago algumas pessoas da cidade para ajudar na ação''. Segundo Busnello, a esperança é que testemunhas entre em contato com a polícia para indicar o trajeto do comboio da quadrilha após o assalto. ''Se eram alguns carros, a fuga deve ter chamado a atenção de outras pessoas''.

mockup