Quadrilha é presa acusada de planejar resgate de presos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de abril de 2002
Erika Wandembruck Equipe da Folha 
Curitiba - O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) apresentou ontem cinco pessoas presas, no último sábado, acusadas de planejar o resgate de cinco detentos da Delegacia de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A ação criminosa aconteceria no sábado. Os acusados também teriam ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa da qual participam presos do sistema carcerário de todo o País e comanda rebeliões nos presídios.
Isa Helena Terres, 38 anos, Ricardo Marques Dantas, 31, Vilson Ferreira Terres, 36, Vanderlei Struzik, 30, e Carlos Alberto Santiago, 23, foram presos em flagrante na casa em que a quadrilha estava instalada, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. A polícia também apreendeu no local um carro Scort e uma motocicleta, que seriam vendidos para o pagamento dos participantes do resgate, segundo a polícia, além de uma pistola. Outros três integrantes da quadrilha estão sendo procurados.
O delegado-adjunto do Cope, Miguel Stádile, contou que por 20 dias a polícia monitorou a quadrilha. Os presos da delegacia tinham um celular por onde se comunicavam com os suspeitos. Todos eles integram uma quadrilha de Foz do Iguaçu especializada no roubo de picapes importadas, disse.
A quadrilha gastou mais de R$ 10 mil em telefone, no mês passado, em função de ligações para membros do PCC de outros estados. Eles pediam apoio logístico, armamento, para o PCC, contou.
Os cinco detidos em flagrante tinham passagens pela polícia por latrocínio, homicídio ou furtos de veículos. Responderão processo por formação de quadrilha.


