Luciana Pombo
De Curitiba
Chope, banho de lama, ovos, farinha e a animação de um trio-elétrico marcaram ontem a festa de comemoração dos aprovados no Vestibular 2000 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Dos 17,1 mil inscritos no concurso deste ano, 5,4 mil foram aprovados (3,8 mil para o 1º semestre e 1,6 mil para o 2º). Os novos calouros terão que fazer as matrículas no período entre 24 e 28 deste mês, de acordo com um calendário divulgado pela universidade. A segunda chamada deverá ser divulgada no início de fevereiro.
O resultado oficial do concurso foi anunciado no final da manhã de ontem, no campus universitário do Prado Velho, em Curitiba. Os nomes dos novos calouros foram afixados num dos blocos da instituição. Centenas de pessoas foram cedo conferir os resultados. Os estudantes aprovados tinham a possibilidade de participar do trote e do banho de lama. ‘‘Agora é só alegria’’, disse Fernanda Kukpa, de 19 anos, que passou em Educação Física. Apesar da alegria de ter passado no concurso da PUC, a vestibulanda acabou ganhando um problema. Ela passou no curso de Nutrição da Unicenp. ‘‘Não decidi ainda que curso irei optar. Vou ter que estudar e decidir logo’’, afirmou ela, que tentou o vestibular pelo segundo ano.
Para os que não passaram no vestibular, o momento era de tristeza. ‘‘Meu namorado não passou. Vou ter que ter muito tato para conversar com ele hoje’’, salientou a estudante Cristine Rosane da Silva, de 23 anos. Conformada, a vestibulanda Carolina Loyola, 17, tentou pela primeira vez o vestibular e não passou. ‘‘Tentei Direito diurno aqui e na Federal. Não passei em nenhum dos dois’’, lamentou ela, ‘‘agora é aguardar a segunda chamada’’.
Mesmo alguns vestibulandos que não passaram no concurso da PUC resolveram participar do trote. Este foi o caso das vizinhas Fabíola Ono e Mariane Nunes Talão, ambas de 17 anos. Elas passaram no vestibular da Unicenp e não tiveram a mesma sorte na PUC. ‘‘Acho que não tem problema algum. Não passei aqui, mas tenho que me divertir’’, afirmou Fabíola, que fez Desenho Industrial.
Incidentes A Polícia Militar não registrou incidentes durante a festa de comemoração dos aprovados da PUC. Apenas algumas tesouras foram apreendidas preventivamente para evitar transtornos.Dos 5,4 mil candidatos aprovados, 3,8 mil iniciarão as aulas ainda neste semestre e 1,6 mil a partir de julho
José SuassunaCOMEMORAÇÃOO tradicional banho de lama não faltou no trote dos candidatos aprovados da PUC. Novos calouros terão que fazer as matrículas no período entre 24 e 28 deste mês, de acordo com um calendário divulgado pela universidade