Os candidatos ao Vestibular 98 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) participaram ontem do último dia de provas, realizando os testes de Química e Biologia, com 20 questões cada um.
Enquanto isso os funcionários da universidade já estavam em ritmo de apuração dos resultados, iniciando a correção dos 95 mil cartões-resposta. Segundo o presidente da comissão do vestibular, Elmo Brito, se não houver nenhum contratempo o resultado deve sair antes da data estabelecida para divulgação da lista dos aprovados, dia 20 de janeiro. ‘‘Por enquanto apuramos apenas oito mil cartões, e estamos em um ritmo lento porque os professores que vão ajudar nesse trabalho ainda estão colaborando no acompanhamento das provas’’, justificou Brito.
A correção dos cartões é realizada através de leitura ótica, por uma máquina com capacidade de conferir 3,6 mil unidades por hora, o que é considerado pelos organizadores do vestibular como um bom desempenho. Segundo Brito, o que acaba atrasando as correções é o preenchimento do cartão-resposta de forma errada pelo candidato. ‘‘Uma cor de caneta que o equipamento não consiga ler, ou a utilização de um espaço maior que o determinado para a resposta, acaba fazendo com que os professores tenham que realizar uma revisão detalhada nas provas e cartões-resposta, a fim de eliminar dúvidas’’, afirmou.
Dos 18,94 mil inscritos inicialmente no vestibular para concorrer às 4,2 mil vagas em 42 cursos na PUC, 916 desistiram durante a realização das provas, o que equivale a 4,83% do total, número que está dentro da média dos últimos anos.(G.V.)

mockup