Psicoterapia discute uso da música na cura
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de novembro de 2004
Reportagem Local 
A Biblioteca Pública sedia hoje e amanhã mais um encontro de Psicologia Corporal, ramo da medicina que busca integrar métodos de tratamento tendo em vista o ser humano como um todo. O evento, que está na 9 edição, tem o tema ''A música do corpo'' e será ministrado pela músicoterapeuta e especialista em terapia corporal Tânia Catib. A palestra de hoje tem entrada franca e ocorre a partir das 19 horas na sala de leitura da Biblioteca Pública (Rio de Janeiro, 413). No sábado haverá minicurso sobre o tema. Para participar é preciso realizar inscrição com antecedência, pelos telefones 3347-3254 e 9116-2232. O custo é de R$ 60,00.
De acordo com Márcia Sel, psicóloga e organizadora dos encontros de Psicologia Corporal, a palestra irá abordar mais um entre os vários temas já discutidos sobre esta linha da medicina que visa trabalhar o ser humano em sua integralidade. ''A psicoterapia corporal está em expansão, devido aos estudos da psicossomática, porém, é diferente, porque procura resolver o problema antes que apareça, por meio dos indícios que o corpo revela ao iniciar uma doença'', explica.
Na palestra de hoje Tânia Catib irá trabalhar a importância da música e dos sons como importante canal de comunicação e como ''pontes'' entre a psiquê e o corpo. Tânia irá traçar um histórico da música na humanidade, que tipo de sons eram emitidos pelos homens pré-históricos, como eram as músicas e o desenvolvimento desse ''veículo'' com a evolução da humanidade. ''No início da humanidade os sons eram mais puros e as músicas espontâneas. Com o processo civilizatório, a música foi se distanciando desta característica e se tornando mais lapidada'', disse.
As palestras são realizados todos os primeiros finais de semana do mês, até dezembro. O próximo tema será ''As mudanças corporais e os aspectos emocionais da gestação''.


