Prudência pode evitar golpe da lista telefônica
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 21 de agosto de 2006
Fernando Rocha Faro<br> Reportagem Local 
Com o argumento da realização de um suposto recadastramento dos clientes de listas telefônicas, empresas de São Paulo estão aplicando golpes nas mais diversas partes do País. E Londrina não ficou de fora. Algumas vítimas foram registradas por aqui. De acordo com o Procon, de uma a duas consultas são feitas diariamente ao órgão por pessoas que foram procuradas pelos golpistas.
O modo de agir é sempre parecido. Na maior parte das vezes, as empresas fazem contato por telefone com as vítimas em potencial e cobram assinatura num suposto contrato de anúncio na lista telefônica que deve ser enviado por fax.
Foi o que aconteceu com a publicitária Marisa Bressan. Ela conta que não deu importância para uma ligação recebida em maio pedindo a assinatura dela num suposto recadastramento. Perto de três meses depois, outro contato telefônico foi feito para cobrar parcelas de R$ 150,00 por um ''contrato de inserção publicitária.''
''Eles mandam o fax e pedem para você assinar o comprovante de recebimento enquanto aguardam na linha. É uma pressão psicólogica grande. Na hora, não dá nem para desconfiar que é golpe'', comentou. Após receber a cobrança, Marisa foi orientada por um advogado a registrar um boletim de ocorrência e recorrer ao Juizado Especial Cível. A empresária ainda recebeu outras ligações de empresas que estariam tentando aplicar o golpe novamente.
O personal trainer Roberson Rodrigues Lupion escapou por não ter telefone fixo. Ele recebeu a ligação de um representante de uma empresa, que insistiu para que assinasse um contrato de propaganda nas páginas amarelas. ''Não dá para desconfiar. São pessoas muito articuladas que ligam. Mas fiquei sabendo do golpe e na segunda vez disse que não estava interessado em anunciar'', relatou.
Segundo o coordenador do Procon em Londrina, Gerson da Silva, a principal orientação para evitar o golpe da lista telefônica é não fornecer dados pessoais por telefone e não fazer o pagamento de boletos. A vítima também não precisa se preocupar com as ameaças de registro do nome em serviços de proteção ao crédito. ''Se a empresa fizesse isso, seria possível identificar o nome de quem está aplicando o golpe'', disse.
O coordenador revelou ainda que os golpistas pressionam a pessoa para assinar o documento rapidamente, sempre alegando ser o último dia antes da impressão da lista. A reportagem ligou para o telefone de uma das empresas em São Paulo, mas não conseguiu completar as ligações.
Silva salientou que o problema ocorre no momento da contratação da suposta publicidade. Por isso, o ideal é fechar o contrato para compra de espaço publicitário apenas na presença de um representante da empresa e nunca por telefone. O telefone do Procon em Londrina é 151.
Dicas para não cair no golpe da Lista Telefônica
- Nunca passe informações pessoais por telefone para empresas que editam listas telefônicas
- Não assine contratos enviados por fax para recadastramento ou venda de espaço publicitário
- Os contratos para publicação de anúncios em listas telefônicas devem ser fechados pessoalmente, com representante da empresa, e no formato original
- No caso de recebimento de boletos, não pague
- Guarde toda a documentação referente ao caso para uma possível ação por dano moral
Fonte: Procon


