Imagem ilustrativa da imagem Protetores e ONGs de Londrina serão atendidos pelo Castramóvel em abril
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Londrina

O Castramóvel (Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos) irá priorizar, no mês de abril, o atendimento a protetores e entidades de proteção animal em Londrina. A decisão foi tomada durante reunião nesta semana, com a participação dos secretários municipais de Planejamento, Marcelo Canhada, e de Saúde, Felippe Machado, e voluntários e protetores de animais.

No encontro, os protetores de animais solicitaram a ampliação do número de animais atendidos pelo programa,
por conta da alta demanda. O serviço foi implementado em 2020 e já foram realizados mais de sete mil procedimentos. Por meio do Castramóvel, é realizada a vacinação, esterilização e microchipagem de cães e gatos, machos e fêmeas. Os animais atendidos pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores voluntários e ONGs.

“Ouvimos alguns cuidadores e protetores que apresentaram sugestões de melhoria. Eles fizeram algumas ponderações bem positivas sobre nosso trabalho, com a ideia de atendermos o maior número possível de animais, de forma mais célere”, citou o secretário de Planejamento.

Atualmente, os interessados precisam mandar uma mensagem para o número do Castramóvel no WhatsApp (43) 99997-9755. É necessário fazer um cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica. Somente após a aprovação é feito contato para agendar o dia e horário dos procedimentos.

Canhada explicou que, para agilizar os trâmites, serão feitas algumas mudanças nesse processo. “Vamos fazer uma modernização, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação, para simplificar as inscrições e aumentar o número de castrações diárias. Respeitamos demais os protetores pois eles prestam um serviço muito relevante para a sociedade, acolhendo animais que poderiam estar nas ruas, doentes e sofrendo maus tratos."

A protetora independente de animais, Valeria Aparecida Ribeiro Iurchiag, citou que o objetivo é evitar que aumente o número de cães e gatos dos protetores. Por isso, o pedido para que a castração dê preferência aos cuidadores, já que eles possuem muitos animais. “Resgatar um animal gera muitos gastos. Ter a castração e microchipagem gratuitas auxilia e faz muita diferença. Nosso trabalho é resgatar, tratar, cuidar e doar”, comentou. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1