Personagem importante da história da advocacia londrinense, o advogado e professor aposentado Lauro Fernando Zanetti morreu na manhã deste sábado (16), aos 74 anos. De acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Londrina, entidade presidida por ele entre 2001 e 2003, Zanetti lutava contra complicações causadas pela Covid-19 há vários meses em um hospital particular de São Paulo, até ter sido transferido para o Hospital Evangélico de Londrina. O prefeito Marcelo Belinati (PP) decretou luto oficial de três dias em razão da morte do advogado.

"Ele conduziu a Subseção com saber e liderança e nos deixou muitos ensinamentos. Hoje, mais uma grande liderança da advocacia nos deixa”, lamentou, com pesar, a presidente da Subseção, Vânia Queiroz, após também lamentar o falecimento recente dos dirigentes Zeca Lopes e Adyr Sebastião Ferreira.

"Exerça a profissão com o conhecimento pleno da sua força, com dignidade, respeito e ética”,  afirmou Lauro Zanetti, em um discurso
"Exerça a profissão com o conhecimento pleno da sua força, com dignidade, respeito e ética”, afirmou Lauro Zanetti, em um discurso | Foto: Divulgação - OAB

Conselheiro estadual da entidade e membro sempre participativo das discussões que envolviam demandas dos advogados, Zanetti foi lembrado por sua atuação no movimento "Pés Vermelhos, Mãos Limpas", campanha que tinha como objetivo o combate à corrupção nos corredores do Poder Executivo municipal.

Secretário geral na gestão de Zanetti à frente da OAB e amigo próximo, o advogado Artur Piancastelli o definiu como um "grande lider, apaixonado pela advocacia e pela Ordem". “Perdi um amigo fraterno, um companheiro de muitas jornadas, generoso e de uma alegria constante. Uma bela história de vida, que servirá de exemplo para os jovens advogados. Dele tenho somente boas lembranças, fará imensa falta para todos nós”, completou.

Sua paixão pela advocacia também serviu de grande inspiração para gerações de advogados que o tiveram como professor, no curso de direito da UEL (Universidade Estadual de Londrina). “Enfim, meus jovens advogados, o sucesso profissional e a felicidade que se busca não são o resultado das condições favoráveis e nem da maneira com que você reage diante das dificuldades da vida. Há pessoas que têm toda a razão para estarem miseravelmente tristes, mas ainda assim vivem com felicidade e prazer", disse em seu discurso de despedida da OAB, no dia 27 de novembro de 2018, após 45 anos atuando como advogado.

ÉTICA E RETIDÃO

Lauro Zanetti Zanetti também presidiu a Arel (Associação Recreativa Esportiva Londrinense) e foi membro do Conselho Deliberativo do Hospital do Câncer de Londrina por mais de 30 anos. “Durante a vida, traçou uma trajetória marcada por um exímio e incansável trabalho, foi exemplo de ética e retidão. Profissional notável e ser humano brilhante. Se vai, mas deixa entre nós o legado de uma história de honra e integridade”, publicou a assessoria do hospital em suas redes sociais.

Zanetti foi velado ainda neste sábado no local cuja construção acompanhou de perto, a nova sede da OAB Londrina, próxima do Lago Igapó e estrategicamente localizada ao lado do Centro Cívico. Em seguida, foi sepultado no Cemitério São Pedro.

"Caro jovem advogado, a todos os instantes você será desafiado a vencer obstáculos. Por diversas vezes ficará desapontado, sofrerá injúrias e mentiras. Mesmo assim você deve sorrir e vencer. Sucesso de verdade não vem da ausência de problemas, vem da superação das dificuldades. A felicidade não é apenas uma reação, é uma escolha que você faz para a sua vida. Exerça a profissão com o conhecimento pleno da sua força, com dignidade, respeito e ética”, completou em seu discurso de despedida.

Ele deixa a esposa Maria de Lourdes Zanetti, os três filhos, Fabíola, Gracieli e Leonardo, e os netos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.