A 1 etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, a paralisia infantil, foi prorrogada novamente. A campanha em Londrina, que já havia sido prorrogada até hoje, tem nova data de término - sexta-feira, dia 27. O prazo teve de ser mudado novamente porque não foi atingida a meta de vacinação de 95% das crianças de 0 a 5 anos, estipulada pelo Ministério da Saúde. Até ontem pela manhã, foram vacinadas 31.634 crianças, o que equivale a 89%.
''A campanha pode ser prorrogada por, no máximo, 15 dias. Portanto, o dia 27 é, definitivamente, o último dia para os pais e responsáveis levarem as crianças para vacinar'', explicou a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes. Não há mais os pontos de vacinação em escolas, igrejas, Calçadão e outros locais alternativos. As vacinas estão disponíveis apenas nos postos de saúde durante o horário normal de funcionamento, das 7 às 19 horas.
Sônia Fernandes afirmou que esta é a única forma de prevenção da paralisia infantil e ressaltou a importância da vacina. ''Temos que atingir o índice e vacinar todas as crianças. Só assim, podemos garantir que a poliomielite não seja reintroduzida no país'', afirmou. Sônia Fernandes recomendou, ainda, que os pais procurem as unidades próximas de suas casas e que não deixem para levar seus filhos para tomar a vacina apenas no último dia. Segundo ela, as crianças podem ser vacinadas mesmo sem a carteirinha de vacinação.
Porém, mesmo não ainda não atingindo a meta de 95%, ela comemorou o resultado obtido até o momento, já que o percentual conseguido com a campanha deste ano foi bem maior ao apresentado em 2007, quando foram vacinadas cerca de 75% das crianças de 0 a 5 anos.

mockup