Imagem ilustrativa da imagem Proprietários podem ser responsabilizados por abandono de jazigos em cemitério
| Foto: Arquivo Folha de Londrina

Três servidores da Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), integrantes de uma comissão oficializada por meio de uma portaria publicada na edição de segunda-feira (22) do Jornal Oficial do Município, já trabalham para verificar quantos jazigos estão abandonados no maior cemitério de Londrina, o Jardim da Saudade, localizado na avenida Saul Elkind, região norte. Eles têm 60 dias para preparar um relatório e identificar todos os proprietários que não estão promovendo a manutenção.

O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, esclareceu que o objetivo não é penalizar os concessionários, mas não descartou a possibilidade de aplicar algum tipo de sanção se as irregularidades não forem sanadas. "Queremos deixar o cemitério limpo e bem conservado, visão que infelizmente muitos não têm. Depois que a comissão terminar o trabalho, vamos convocar os donos e oferecer mais uma chance para a regularização", disse.

O problema da falta de cuidado foi percebido por vistorias rotineiras de funcionários da autarquia. "Essas estruturas estão sem pintura, com partes quebradas e alguns até abertos, enfeiando o local. O levantamento é importante para confirmar se os donos têm ou não interesse de manter a propriedade", comentou. Pela lei, a concessão só pode ser adquirida após o sepultamento de um parente, amigo ou ente querido.

Jaqueta cogitou realizar o mesmo balanço em outros cemitérios de Londrina, mas não estipulou data.