Parece que, finalmente, o mocó da Avenida Duque de Caxias (área central) - considerado um dos mais antigos de Londrina - deverá ser demolido. Ontem, o procurador-geral da Município, Carlos Roberto Scalassara, garantiu que irá entrar ainda nesta semana com pedido de notificação judicial do proprietário para realizar a demolição.
Nos últimos três meses, a Secretaria de Obras não conseguiu notificá-lo, mesmo após mais de cinco tentativas. ''Como agora o processo vai correr judicialmente, estimo que em um mês ele já seja notificado'', explicou Scalassara. Segundo ele, o prazo para a demolição ainda não está definido, mas deve ficar em torno de 30 dias.
Caso o proprietário se recuse a cumprir a determinação judicial, o município terá o direito legal de entrar com uma ação demolitória. Questionado sobre uma possível morosidade neste processo, Scalassara ressaltou que agora irá tratar este assunto ''com uma atenção especial''.
Utilizado como abrigo e esconderijo para adolescentes e adultos que moram na rua, o mocó chama a atenção pela aparência decadente. Parte da construção já foi parcialmente demolida. Os moradores constantemente reclamam do perigo do local, sendo que em 1999 uma pessoa foi assassinada na calçada de um prédio comercial em frente ao mocó.
Segundo informações da secretária municipal de Ação Social, Maria Luiza Rizotti, semanalmente são feitas abordagens no local, mas essas ações dependem da adesão aos programas de reintegração social. ''É um trabalho lento e de longo prazo'', comentou.
Ela também destacou que à noite o mocó está sendo utilizado por usuários de drogas, que não são necessariamente moradores de rua, o que difere, neste caso, do público alvo da assistência. ''Nesse caso, é necessária uma ação integrada entre a polícia e o serviço de saúde'', afirmou.
Segundo estimativa da secretaria, atualmente há três mocós na cidade, com público itinerante de 15 pessoas.
AFolhatentou localizar o proprietário do terreno, mas foi informada que ele estaria em São Paulo. No seu telefone residencial, ninguém atendeu.

mockup