Propostas financeiras são comuns
Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança na Internet McAfee, em abril, publicada pela BBC Brasil, apontou que o usuário convencional recebe cerca de 70 e-mails indesejados por dia. Para realizar o estudo, a empresa convidou 50 voluntários de dez países e os participantes passaram um mês navegando sem filtro ou proteção contra spam.
Os participantes norte-americanos receberam um total de 23.233 spams em um mês e lideraram a lista. Já os brasileiros, segundos no ranking, receberam 15.856 emails indesejados. Em terceiro lugar ficou a Itália, seguida de México e Reino Unido.
A empresa compilou ainda uma lista dos tipos de spams. E-mails com propostas financeiras foram os mais comuns, seguidos de propagandas e anúncios. A pesquisa assinalou ainda que 8% dos e-mails recebidos durante o estudo foram classificados como phishings - quando fraudadores tentam obter dados bancários e outras informações importantes de consumidores como senhas, fazendo-se passar por bancos ou outras empresas financeiras. É o caso das solicitações da Receita Federal ou do Ministério Público, por exemplo.
''É possível que exista uma relação entre os altos níveis de phishing no Brasil com os altos índices de crimes cibernéticos no País. Isso porque o Brasil introduziu internet banking (transações bancárias realizadas online) antes de outros países e atraiu mais criminosos nessa área'', alertou Jeff Green, da equipe de pesquisadores da McAfee. (M.G.)





