A partir de sexta-feira (9) os pacientes que costumam buscar consulta médica por livre demanda no pronto atendimento do conjunto União da Vitória, na região sul de Londrina, serão recepcionados na UBS (Unidade Básica de Saúde) do parque Ouro Branco, a quase quatro quilômetros de distância. A mudança temporária é para a reforma da unidade do União, que tem previsão de término de seis meses.

O posto do Ouro Branco vai abrir para pronto atendimento no mesmo horário que funcionava o do União da Vitória, das 7h às 23h, de segunda-feira a domingo. “Vamos trazer toda a equipe de urgência e emergência do União da Vitória para o Ouro Branco. São 12 funcionários e mais 3 médicos que vão atender a escala de plantão”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Boletim da Sesa confirma mais duas mortes por dengue em Apucarana

A UBS está recebendo algumas adaptações no espaço físico, já que vai continuar normalmente como posto de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. “Escolhemos aqui porque é uma unidade que tem uma planta que nos favorece fazer o redimensionamento. A parte da frente da unidade vai ficar destinada aos atendimentos do posto de saúde do Ouro Branco e a parte do fundo aos atendimentos de pronto atendimento que era no União da Vitória”, detalhou.

Já os atendimentos relacionados à Unidade Básica de Saúde do União da Vitória serão direcionados para a UBS do Jamile Dequech na quarta-feira (14), no período da tarde. “São as consultas médicas agendadas de ginecologia, pediatria, clínico geral, médico da família, fisioterapia, grupo de psicólogo”, elencou. O posto do União estará fechado nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9) para a mudança.

CONSULTAS AGENDADAS

As consultas que estavam agendadas para estes dois dias vão acontecer, de forma excepcional, no Itapoã. “Nossas equipes estão ligando para os pacientes informando que mudou o local da consulta”, garantiu. A área de abrangência do pronto atendimento do União da Vitória é de pouco mais de 11 mil habitantes, abrangendo o conjunto e o jardim Nova Esperança.

MELHORIAS

Uma empresa com sede na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, será a responsável pelas melhorias no posto do União da Vitória, que oficialmente iniciam na semana que vem, após o Carnaval. Entre as intervenções estão a ampliação da recepção, troca de piso, manutenção da calçada, pintura, revisão elétrica e hidráulica, substituição de portas e atualização na acessibilidade. A área total é de 542 metros quadrados. A última revitalização foi há dez anos.

OBRAS

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, ainda no primeiro trimestre deste ano serão autorizadas obras nas UBS do San Izidro, Vila Ricardo e Cafezal. “Consequentemente as outras unidades que ainda não passaram por nenhum tipo de reforma nos últimos anos serão contempladas até o final de 2024”, projetou Machado. “Neste momento estão sendo reformadas as unidades de Guaravera, Irerê e Chefe Newton e a construção dos prontos atendimentos norte, sul e leste”, acrescentou.

DENGUE

A pasta deve divulgar na sexta-feira um balanço atualizado sobre a situação da dengue em Londrina e outras ações que serão colocadas em prática para tentar diminuir os índices da doença. A região que mais preocupa, neste momento, é a sul. No informe da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) desta semana, a cidade tem desde agosto do ano passado, quando passou a ser contabilizado o atual ciclo epidemiológico, 2.179 casos confirmados.