Imagem ilustrativa da imagem Pronto Atendimento do Leonor será reconstruído
| Foto: Micaela Orikasa -Grupo FOLHA

Desde que o PA (Pronto Atendimento) 24 horas do jardim Leonor (zona oeste de Londrina) foi inaugurado no final da década de 1970, a estrutura não passou por grandes reformas. Na manhã desta terça-feira (7) foi assinada a ordem de serviço da prefeitura municipal e a expectativa é de uma total reestruturação do prédio.

As obras devem ser concluídas em sete meses e o serviço deve ser transferido para outro local. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, até meados de fevereiro os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos na estrutura, mas em seguida poderão ser remanejados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim do Sol, também na zona oeste.

“Se a transferência do atendimento ocorrer de fato para a UPA, levaremos a equipe daqui e com isso vamos ampliar a capacidade de atendimento médico e de enfermagem. Já reorganizamos a escala de urgência da UPA. Quando assumimos, o tempo médio de espera das UPA era de 4h40. Fechamos o ano de 2019 com o tempo médio de 1h10”, afirmou o secretário.

Em média, o PA do Leonor registra 300 atendimentos diários. A reforma será iniciada pelo prédio anexo, onde funcionava a UBS (Unidade Básica de Saúde), cujos serviços já foram remanejados para o espaço do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado na rua Ângelo Gaiotto, no jardim Santa Rita (zona oeste). Os usuários serão atendidos nesse local até que seja concluída a construção do prédio da Unidade Santa Rita (ao lado do CEU). A entrega está prevista entre março e abril deste ano e deverá absorver os pacientes da UBS Leonor.

Imagem ilustrativa da imagem Pronto Atendimento do Leonor será reconstruído
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

DO PISO AO TETO

Ao todo, serão investidos R$ 937.791, 29 na reconstrução do PA do Leonor. "Acredito que vai ficar bom. O mais urgente aqui é a estrutura física porque o atendimento é bom. Estão faltando salas adequadas para o pessoal aguardar e também para os atendimentos. Atualmente, as pessoas tomam soro nas cadeiras do corredor", comentou a paciente Dirlene Gomes.

O valor orçado contempla a correção dos problemas estruturais, substituição do telhado, calhas e rufos, impermeabilização de lajes, troca de portas, revisão de esquadrias metálicas, instalação de aparelhos de ar condicionado, adequação dos ambientes, considerando as normas de acessibilidade, entre outros.

Atualmente, o prédio apresenta infiltrações e falta de pintura nas paredes, rachaduras na parte externa, mobiliário antigo e quebradiço.

Imagem ilustrativa da imagem Pronto Atendimento do Leonor será reconstruído
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

“Na sequência, serão trocados os móveis e equipamentos. O Pronto Atendimento do jardim Leonor foi um dos primeiros do Brasil, inaugurado há 40 anos. Desde então, não passou por nenhuma grande reforma estrutural”, destacou o prefeito Marcelo Belinati. Ele informou que já foram reformadas 17 UBSs e que nos próximos dias, serão dadas as ordens de serviço para outras 18 unidades. “Estamos promovendo uma grande reestruturação das estruturas físicas na área da saúde”.