Imagem ilustrativa da imagem Pronto Atendimento do Leonor já tem data para reabertura
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A espera para a reabertura do PA (Pronto Atendimento) 24h do jardim Leonor, na zona oeste de Londrina, está perto do fim. Em visita técnica nesta manhã de terça-feira (20), secretários municipais, fiscais de obras e engenheiros da construtora responsável pela execução, definiram a data para começar a atender a população: dia 20 de maio.

A nova estrutura funcionará com atendimentos de urgência e emergência, com capacidade para 400 atendimentos por dia. A cada turno serão quatro médicos plantonistas e o espaço conta com 40 salas para consulta e procedimentos.

Maria das Graças tem um pequeno comércio em frente e vem acompanhando todas as etapas da obra. Ela não vê a hora do espaço voltar a funcionar. “Moro no jardim Santa Rita há mais de 30 anos e esse posto sempre foi um lugar de referência para consultas, vacinas e exames para mim e para os meus filhos. Sempre teve muito movimento”, comentou.

A dona de casa Eliesita Silva também aguarda a reabertura com ansiedade. “Enquanto está fechado tenho que ir até a UPA do jardim do Sol para as minhas consultas médicas. Tenho problema de inflamação na bexiga e se esse espaço estivesse funcionando seria perfeito porque eu moro em frente. Pena que não vai ter raio-x”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que neste momento o PA não realizará exames de raio-x por questões de logística. “O aparelho em si não é caro, mas exige uma estrutura adaptada para a instalação. Esse é um projeto para uma próxima etapa”, respondeu.

Imagem ilustrativa da imagem Pronto Atendimento do Leonor já tem data para reabertura
| Foto: Emerson dias/N.com

ATRASO

Na assinatura da ordem de serviço em janeiro de 2020, o prazo inicial para conclusão da reforma era de sete meses, ou seja, no mês de agosto. Mas o projeto contou com seis aditivos de prazo que, segundo os fiscais de obra, se deve às demandas inesperadas que foram surgindo na execução como, por exemplo, pontos de vazamento, substituição de bate maca e das pastilhas na fachada.

“Esse prédio era antigo, uma estrutura montada há décadas. É normal ter que fazer alterações no projeto”, comentou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, justificando também os três aditivos no valor. Inicialmente, a obra foi orçada em pouco mais de R$ 937 mil e será concluída com R$ 1,1 milhão.

No início de abril, 83% da obra estavam concluídos. Quase duas semanas depois, as medições feitas pelos fiscais apontam perto de 90%. Nesta etapa final, o maior entrave para o cumprimento do prazo são as ligações elétricas, que dependem do cronograma da Copel. Nos próximos dias serão feitos os retoques de pintura, instalação dos bebedouros e das câmeras de segurança, e implantação de comunicação visual.

Imagem ilustrativa da imagem Pronto Atendimento do Leonor já tem data para reabertura
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

“Essa é uma unidade estratégica na rede de saúde do município. Com o retorno deste PA, iremos desafogar a UPA do jardim do Sol e outras unidades de atendimento”, ressaltou o secretário de Saúde.

O PA 24h do jardim Leonor foi a primeira unidade a funcionar neste modelo de atendimento no País. Desde que a estrutura foi inaugurada no final da década de 1970, ela não passou por grandes reformas.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.