Promotoria ouve hoje o filho do prefeito Belinati
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Osmani Costa Londrina 
O promotor da Defesa do Patrimônio Público em Londrina, Bruno Galatti, intimou para depoimento na tarde de hoje o diretor financeiro da Companhia Municipal de Urbanização (Comurb), Antonio Carlos Belinati, filho do prefeito Antonio Belinati (PDT). O depoimento faz parte do inquérito civil público aberto pela Promotoria para investigar o caso das 212 contratações irregulares realizadas pela Comurb no início deste ano.
A Promotoria - que amanhã ouvirá a diretora de Operações, Lúcia Brandão - quer esclarecimentos sobre o motivo das contratações sem concurso público. Gallati também quer saber por que 44 pessoas contratadas irregularmente prestaram serviços de assessoria em gabinetes de vereadores, enquanto recebiam pela Comurb. Os dois diretores - Antonio Belinati e Lúcia Brandão - foram mantidos nos cargos após o caso ter sido denunciado pela imprensa. Apenas o então presidente da Comurb, Cléber Tóffoli, foi exonerado.
O promotor Bruno Galatti já ouviu cerca de 50 pessoas envolvidas com o caso. Entre elas estão os atuais e ex-funcionários da Comurb e cinco vereadores, acusados de terem indicado parentes, amigos e cabos eleitorais para as contrtatações irregulares. Os vereadores denunciados são Carlos Kita (PTB), Célio Guergoletto (PMDB), Jaci Aguiar (PDT), Jorge Scaff (PDT), e Orlando Soares Proença, o Bonilha (PDT).
Guergoletto, Scaff e Bonilha admitiram em seus depoimentos que indicaram pessoas para as contratações da Comurb. Jaci Aguiar, apesar de ter ido à Promotoria - depois de faltar a duas intimações -, negou-se a prestar depoimento. Ontem, foi a vez de Carlos Kita prestar depoimento ao promotor.
Galatti, que não divulgou detalhes do depoimento, adiantou apenas que os questionamentos foram respondidos e os esclarecimentos de Kita são suficientes. Kita não foi localizado ontem pela Folhae não deu retorno às ligações telefônicas. Ao final do inquérito - previsto para fevereiro de 98 -, a Promotoria poderá propor duas ações contra os vereadores: uma responsabilizando-os por improbidade administrativa e outra reivindicando indenização aos prejuízos causados aos cofres do município.


