Promotoria garante matrículas
A falta de vaga em escola perto de casa muitas vezes é o início da delinquencia. É o caso de um garoto de 14 anos, morador do Jardim São Jorge (Zona Norte), que está fora da escola por falta de vaga desde o início do ano. A FOLHA esteve na casa da família do garoto e conversou com a tia, que é responsável por ele.
''Acho que se arrumar uma vaga aqui perto, ele vai para a escola'', torce a tia. Por enquanto, a rotina dele resume-se a passar o dia empinando pipa. Ela lamenta também que o Conselho Tutelar da Zona Norte assumiu o caso no início do ano para tentar vaga numa escola próxima. Até hoje, porém, o jovem está longe dos cadernos. Ele tem passagens pelo Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciaadi).
De acordo com a promotora Édina Silva de Paula, todos os alunos cujos casos foram recebidos pela Vara da Infância e Juventude de Londrina tiveram as matrículas aceitas depois do encaminhamento da Justiça. Para ela, porém, muitos jovens permanecem fora da escola porque nem mesmo levam o caso à promotoria.
''Muitos não vêm (à promotoria) por falta de esclarecimento, de tempo ou de compromisso com a vida do filho. É um conformismo muito grande. Os que nos procuram e exercem sua cidadania são como um pingo de água no oceano'', declara Édina.
Quando as escolas aceitam os alunos, usualmente, alegam que é preciso colocar mais carteiras numa sala de aula e aumentar o já excessivo número de estudantes por turma. Para Édina, porém, essa situação é reflexo da falta de investimento em educação. ''Mesmo que o percentual exigido por lei esteja sendo aplicado em educação, a verdade é que o que chega efetivamente ao aluno é insignificante'', lamenta.
A promotora informou ainda que, no caso de adolescentes infratores, é ainda mais difícil obter a vaga. De acordo com a a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Márcia Lopes de Souza, preconceito existe, mas o papel da escola é promover a inclusão desses jovens e buscar ''uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.'' (F.R.F.)





