Promotores e vice-governadora discutem violência
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de junho de 2002
Ana Paula Nascimento<BR>Reportagem Local 
Preocupados com o número de homicídios envolvendo adolescentes de Londrina 29 no total, de setembro do ano passado até agora os promotores da Vara da Infância e Juventude, Edina Maria de Paula e Tiago Gerardi, e da 5ª Vara Criminal, Walter Yuyama, estiveram reunidos ontem à tarde com a vice-governadora Emília Belinati (PFL). A reunião foi realizada no Iapar, onde Emilia mantém escritório de governo há oito anos.
A iniciativa da reunião partiu da promotora Edina, em recente conversa informal com a vice-governadora durante jantar de posse da nova diretoria da Sociedade Rural. Argumentei que a maioria dos homicídios envolve adolescentes com posse de armas de fogo, envolvidos em tráficos de entorpecentes e que passaram pelos serviços de atendimento local e do Estado, relatou. Ela também destacou que, em praticamente todos os casos, os adolescentes comentam com os promotores sobre as ameaças de morte.
Como exemplo, Edina citou o caso do adolescente Fábio da Silva, 14 anos, assassinado com dois tiros, segunda-feira, no Jardim Nossa Senhora da Paz, zona oeste. Ele chegou sexta-feira do Educandário São Francisco (em Curitiba), e lá já falava das ameaças, observou. Precisamos repensar sobre a segurança desses adolescentes e desenvolver programas locais que garantam a segurança das testemunhas de crime, disse a promotora.
Após duas horas de reunião, a vice-governadora disse que considerou o debate importante e que este é o início de uma tentativa de maior integração entre os setores públicos. Mas é necessário que toda a sociedade esteja envolvida, ressaltou. Todo tipo de violência é abominável e precisamos investir em trabalhos preventivos, mas a solução desse problema não depende apenas do Estado.
Apesar de considerar importante a criação de programa de proteção a testemunhas, a vice-governadora não soube precisar sobre a sua viabilização. Ela também informou que deve ser inaugurado em seis meses uma unidade de internamento e tratamento terapêutico de usuários de drogas.


