Os seis promotores da comarca de Campo Mourão vão participar de uma sessão especial da Câmara, no próximo dia 25. O convite foi feito pelos vereadores depois que o delegado-chefe da 16 Subdivisão Policial, Roberval Butaccini, declarou que o Ministério Público é o responsável pelo aumento da criminalidade na cidade.

Dez dos 17 vereadores estiveram na sede do MP para convidar os promotores, que aceitaram participar da sessão segundo eles para fazer esclarecimentos à população e não para se defender das acusações do delegado. ''Para ele (Butaccini) vamos tomar as providências criminais cabíveis'', disse o promotor Inácio de Carvalho Neto.

O delegado-chefe da 16SDP afirmou semana passada, em sessão especial que debateu problemas de segurança em Campo Mourão, que os promotores fazem uma ''perseguição implacável'' e, com isso, impedem a polícia de trabalhar. Disse também disse que vários policiais estão denunciados pelo MP (inclusive ele próprio) e que alguns já foram transferidos para outras cidades.

''O delegado prestou um desserviço ao colocar a comunidade contra uma instituição que defende os interesses da população'', argumentou a promotora Fernanda Nagl Garcez. Segundo ela, se Butaccini se acha perseguido, deveria denunciar à Corregedoria do MP e não a uma autoridade que não tem competência no caso.

De acordo com o promotor Lafaieti Barbosa Tourinho, o delegado-chefe da 16 SDP é ''altamente suspeito'' para reclamar da atuação do Ministério Público porque está denunciado por tortura. O promotor Robson Martins lembrou que as ações de que o delegado reclama são públicas e podem ser vistas pelos vereadores.

Butaccini não quer mais comentar o assunto. Ele alegou que só falou sobre o Ministério Público porque foi questionado pelos vereadores. Na sessão especial, o delegado mostrou um inquérito em que o MP pede os antecedentes criminais dos policiais que prenderam um suposto ladrão de carros e criticou o pedido de uma reconstituição de um suicídio.

''Se o pedido do Ministério Público não pode ser atendido, ele (delegado) que se justifique por escrito. É simples'', disse Robson Martins. Os promotores consideraram infundadas as acusações de Butaccini, de que a transferência de policiais acusados de extorsão e sequestro tenha provocado aumento na criminalidade. ''Policial desse jeito a gente não quer'', reforçou Lafaieti Tourinho.

mockup