A promotora pública da comarca de Rio Negro, Marilu Schneider, ofereceu ontem denúncia contra Pedro Miguel Violante da Costa, acusado pela ex-mulher, Franciane Heinisch, de ter sequestrado a filha do casal, a menina Paula Violante da Costa, de 4 anos. Além dele, a promotora solicitou a prisão preventiva da mãe de Pedro Costa, Maria Carolina Violante da Costa, por considerar que ela também participou do crime. A solicitação foi negada pelo juiz Hélio César Engelhardt.
Além de Pedro e Maria Costa, o caso também envolveu Antônio Violante da Costa e o filho José Antônio Violante da Costa, avô e tio, respectivamente, da menina. Eles foram presos em 26 de maio, por determinação do juiz Engelhardt, que atua na comarca de Rio Negro. O juiz disse ter colhido provas que indicam a participação dos dois no sequestro. Eles continuam presos, aguardando resposta de uma reinteração do pedido de habeas corpus, já negado uma vez.
O pedido de prisão preventiva do tio e do avô de Paula foi feito pelo delegado titular do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Harry Herbert. Eles foram denunciados por sequestro e cárcere privado, crimes considerados hediondos, previstos no Código Penal Brasileiro.
Depois do sequestro, Pedro Costa teria viajado para Porto Seguro (BA), onde conseguiu, através de documentos falsos, a liberação de um juiz para sair do Brasil com a criança. A polícia sabe que Pedro está vivendo em Portugal. A Interpol já foi acionada para localizar seu endereço e buscar a menina. (A.R.)

mockup