Arquivo FolhaFarpasGreen, do Sindipol: ‘Vamos responsabilizar a PM por fugas’O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina (Sindipol), Ralph Green de Oliveira, afirmou ontem que a Polícia Militar não está ajudando na guarda dos distritos, ao contrário do que teria prometido o comandante do 5º Batalhão (BPM), Marino Ari Burille.
Na semana passada, a diretoria do Sindipol, durante reunião no 5º BPM, pediu ao comandante ajuda na guarda de presos que estão nos distritos policiais, para evitar as constantes fugas. ‘‘A partir de agora, se ocorrer alguma tragédia com fuga de presos nos distritos policiais, vamos responsabilizar a Polícia Militar’’, disse Ralph Green. Ele afirmou que na madrugada de ontem fez uma ronda pelos distritos e somente no 5º DP encontrou uma viatura nas proximidades.
O promotor da Vara de Execuções Penais, Hélio de Oliveira Cardoso, ao tomar conhecimento das denúncias do Sindipol, disse à Folha que vai oficiar pedido ao comandante Burille para que, em definitivo, a Polícia Militar faça a guarda dos presos que estão no 2º, 3º, 4º e 5º DPs. O promotor também prometeu encaminhar hoje um pedido ao Procurador Geral do Estado, Olímpio Sotto Maior, para que interceda junto ao secretário de Segurança, Cândido Martins de Oliveira, e garanta a guarda externa por PMs.
Hélio Cardoso alertou também sobre a possibilidade de interditar os distritos, somando-se a falta de segurança das estruras físicas dos DPs - constatadas em laudo do Instituto de Crimilística - e a não cooperação da PM. A interdição pode ser feita pelo juiz da Vara de Execuções, com o parecer da promotoria.
O comandante Burille foi enfático a respeito das denúncias do sindicato. Procurado pela reportagem, ele disse que o comprometimento do 5º BPM em cuidar de presos é provisório e esporádico. ‘‘Em momento algum assumimos o compromisso de fazer a guarda dos presos. Sei que o problema é grave e na medida do possível estamos ajudando. Remetemos o ofício do Sindipol para o comando em Curitiba mas ainda não recebemos resposta’’, disse o comandante.
Burille enfatizou que, pelo estatuto da Polícia Militar, a corporação somente faz guarda externa em presídios, nunca em cadeias e distritos. Ele disse que na madrugada de ontem (dia da fiscalização do Sindipol) diversas viaturas forma deslocadas para uma blitz que estava sendo realizada na Cidade.
O presidente do Sindipol não aceitou a justificativa do comandante do 5º BPM. Ralph Green afirmou que no módulo policial dos Cinco Conjuntos estavam paradas três viaturas. ‘‘Pelo que pude observar não é por falta de viaturas que a Polícia Militar não nos ajuda na guarda dos presos’’, ironizou. Ele contou que por volta da 1h30, na região do 3º DP (zona oeste), encontrou uma viatura parada no Posto 2002, na avenida Tiradentes, e outra no módulo policial da Serra da Esperança. Ele disse que, ao voltar, uma destas viaturas já havia se deslocado e estava estacionada em frente de um hotel na mesma região, bem longe do 3º DP.

mockup