Todo segundo sábado de cada mês, o Cinesystem do Londrina Norte Shopping realiza o projeto “Cine Azul”. Nessas datas, as salas de cinema são adaptadas para garantir um maior conforto para pais e crianças com distúrbios sensoriais, em especial, com autismo.

O objetivo é proporcionar a essas crianças, um momento agradável com suas famílias. Para deixar todos à vontade, as sessões ficam com algumas luzes acesas e o som é reduzido. “As crianças também têm liberdade para andar, expressar suas emoções, entrar e sair", diz o gerente da rede em Londrina, Ricardo Silva Jesuíno.

O projeto começou em dezembro de 2019 e segundo a gerência, as pessoas estão começando a incluir o programa nos passeios do final de semana. Neste sábado (14), a sessão realizada às 11h, exibiu o filme “Dois Irmãos - uma jornada fantástica”.

Caroline da Rosa Conceição Nascimento levou o filho Alex Henrique, 5, pela primeira vez no Cine Azul. Ela conta que as experiências anteriores nas sessões convencionais, não deram muito certo. "Ele é autista e não gostou quando viemos em sessões normais porque ele ficou muito agitado. A gente participa de grupos de Whatsapp com outras mães e elas divulgaram esse projeto. Eu achei maravilhoso”, comenta.

Para mãe e filho, o Cine Azul é uma oportunidade de se sentirem à vontade, sem o julgamento de ninguém. “Meu filho tem uma certa dificuldade de ficar parado e isso incomoda as pessoas. Como o autismo não é perceptível, ninguém entende que não é apenas uma birra. Falta um olhar mais sensível e compreensível da população não só no cinema, mas em todos os lugares”, desabafa.

Serviço: As sessões do Cine Azul acontecem no segundo sábado de cada mês e os ingressos custam R$ 13. Mais informações pelo fone: (43) 3372-3600