Com o projeto de revitalização do Lago São Luiz, a Prefeitura de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) pretende atrair a população e visitantes ao espaço para momentos de lazer e prática de esportes. A execução dos serviços será feita por uma empresa a ser contratada em processo licitatório, lançado no dia 6 de abril na modalidade tomada de preços do tipo menor preço.

De acordo com a arquiteta Simone Braga Amin, diretora de Planejamento da secretaria municipal de Planejamento Urbano, nos últimos anos a região do Vale do Lago São Luiz, localizada na interseção das ruas João Reghin e do Lago, vem crescendo em comércio e residências, gerando maior movimentação no entorno.

“A área fica próxima à região central e é o único lago que temos. Ele envolve uma pista de caminhada em forma de ferradura, mas que atualmente não é muito utilizada pela população devido às rasuras e dimensão da pista. É por isso que vamos complementá-la, dando a volta total no lago”, afirma. A pista, que hoje possui 800 metros quadrados, será ampliada para 2.144 m² e ganha piso emborrachado em toda sua extensão com material importado.

Os recursos no valor de R$ 2,4 milhões serão liberados pelo Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Parques Urbanos da Sedest (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo). Ao todo, serão 3,8 mil m² de área construída, com o objetivo de transformar o local em um espaço para atividades de educação e integração ambiental, recreação e contato com a natureza.

“Será feito um avanço na parte frontal, criando um mini calçadão com espaço para contemplação, além da construção de bancos, instalação de iluminação, parquinhos infantis com piso emborrachado e academia da terceira idade. O lago também receberá um chafariz ao centro”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto prevê revitalização do Lago São Luiz em Cornélio Procópio
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Cornélio Procópio

COLMEIAS

Inaugurado em meados de 1988, o Lago se encontra em uma área de vale de aproximadamente 26 mil m², que também irá abrigar o CEU das Artes (Centro de Arte e Esporte Unificado), em construção. Outra proposta prevista na revitalização é o projeto “Poliniza Paraná”, com a construção de um jardim para criação de mel por abelhas sem ferrão.

“Como as abelhas estão em extinção, vamos montar casinhas para cinco espécies de abelhas, visando a polinização. A manutenção será feita pela prefeitura e o mel poderá ser utilizado, por exemplo, para um trabalho de educação ambiental. É mais uma iniciativa de conscientização ambiental mesmo, pois a produção de mel é baixa”, comenta.

A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 26 de abril, no Departamento de Licitação. O prazo de execução será de 15 meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1