Alguns projetos que incluem a GM (Guarda Municipal) estão sendo estudados e preveem novos tipos de monitoramento em Londrina: perímetro, reconhecimento facial e do trânsito. As ideias envolvem a Sercomtel e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), tendo a corporação como parceira, já que a Defesa Social, por meio da Guarda, conta com toda a estrutura de gravação e recepção das imagens em sua central.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto prevê reconhecimento facial e fiscalização do trânsito
| Foto: Gustavo Carneiro

Para que o planejamento saia do papel será preciso câmeras que oferecem este tipo de função, o que o município não conta atualmente. “Estamos em contato com fornecedores para estudar modelos de câmeras com mais qualidade. Além disso, temos que ver a questão da base de dados da Polícia Civil”, apontou Aparecido Andrade, consultor comercial da Sercomtel. “A empresa entra com o ‘meio’ e a GM fará seu trabalho”, acrescentou.

O projeto-piloto para o equipamento que faz o reconhecimento facial deverá ser implementado nos próximos meses no Terminal Rodoviário José Garcia Villar. O monitoramento do trânsito com identificação das placas dos veículos permite a fiscalização e a intervenção contra irregularidades sem a necessidade da presença física de um agente. Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autoriza este tipo de atuação.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalben, a novidade pode trazer mais segurança. “Ver o motorista estacionar em cima da faixa de pedestres, fazendo conversão irregular, motociclista empinando. Sendo flagrado pelas câmeras, a pessoa pode ser autuada pelo vídeo. O Trânsito faz a notificação somente com as gravações”, detalhou. “Minha sugestão é que tenhamos um cinturão de segurança, abrangendo as entradas e saídas do município e rotatórias”, completou o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos.