Projeto Letramento Digital abre novo processo seletivo
Iniciativa busca capacitar educadores e voluntários com foco na inclusão social por meio da educação tecnológica
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de março de 2024
Iniciativa busca capacitar educadores e voluntários com foco na inclusão social por meio da educação tecnológica
Reportagem local

O Projeto Letramento Digital abriu processo seletivo para a formação da 5ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento nas escolas municipais de Londrina. O objetivo é capacitar e qualificar educadores e demais interessados que atuarão como voluntários. O projeto busca promover a inclusão social por meio da educação tecnológica, preparando as futuras gerações para um mundo cada vez mais conectado. Lançado em 2022, Londrina foi a primeira cidade do Brasil a receber a iniciativa.
Até o final de 2024, o projeto capacitará 4 mil alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Londrina, além de 240 agentes multiplicadores do conhecimento – que serão responsáveis pelas ações nas instituições de ensino. A Facti (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação), a Secretaria Municipal de Educação e a direção das escolas estarão envolvidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.
“Estamos empenhados em criar uma comunidade de aprendizado tecnológico inclusivo, onde todos têm a oportunidade de se tornarem agentes de mudança. Se a motivação para aprender e o desejo de fazer a diferença na educação tecnológica são seus propósitos, esta é a sua oportunidade”, afirma José Augusto de Lima Prestes, coordenador-geral do projeto.
A capacitação oferecida pelo projeto é totalmente gratuita. Os agentes multiplicadores do conhecimento e os alunos do 4º e 5º anos recebem materiais didáticos que serão utilizados, além de uma placa de programação IoT (micro:bit).
O Projeto Letramento Digital faz parte das iniciativas promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no âmbito do Programa MCTI Futuro. Em Londrina, o projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).Para mais informações sobre o processo seletivo e como participar, visite o site: letramentodigital.org.br. (com informações do N.Com)

