'Projeto inicial era inviável'
Os professores do Caic quanto a secretária de Educação, Carmem Sposti, têm a mesma opinião a respeito de quando o projeto dos centros começou a perder os rumos. ''O impeachment do presidente Fenando Collor acabou com a reputação de todos os projetos elaborados pela equipe de governo dele. O Pronaica, e consequentemente o Caic, foi um deles'', lembrou a diretora Elvira Rosana Macedo Santos.
A avaliação da secretária vai um pouco mais além. ''O projeto inicial é espetacular. Mas, infelizmente, era inviável. Foram sugeridas alternativas para a auto sustentabilidade dos Caics que não foram colocadas em prática'', resumiu.
Hoje, segundo a secretária, os recursos destinados à educação são reduzidos e com destino definido, diminuindo as possibilidades de investimentos diferenciados. ''Herdamos políticas públicas atrasadas. O projeto do Caic não teve o acompanhamento devido e foi se perdendo ao longo da última década, entre as transições de governos municipais, estaduais e federais, que deveriam trabalhar em conjunto'', concluiu. (A.M.)





