As escolas sempre demandaram um olhar, por parte da Guarda Municipal de Londrina, que fosse além dos patrulhamentos preventivos. Para aproximar esses profissionais de toda comunidade escolar, em especial crianças e adolescentes, a presença deles em salas de aula tem sido fundamental.

Com um trabalho pautado em palestras educativas, a secretaria municipal de Defesa Social acaba de conquistar o reconhecimento do Programa de Incentivo à Inovação, da Prefeitura Municipal. O projeto “Palestras nas Escolas”, executado pela Gmec (Guarda Municipal Escola Comunitária), foi destaque entre as 23 propostas inscritas no programa direcionado a funcionários municipais da administração direta ou indireta.

“Acho que o reconhecimento veio tanto pelo objetivo do projeto em levar informação, quanto pela escolha do tema e quantidade de alunos que conseguimos atingir. O resultado esperado era preventivo, mas acabou se somando à proteção, já que tivemos relatos que foram encaminhados ao Conselho Tutelar”, comenta a agente Cassia Munhoz Silva.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de palestras da Guarda Municipal é premiado em Londrina
| Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Com o tema Violência Intrafamiliar, a equipe do Gmec conversou com mais de 4.600 estudantes do 4º e 5º ano, em 88 escolas de Londrina, entre agosto e novembro de 2021. Ao todo, a equipe recebeu 14 denúncias dos estudantes, sendo a maioria de violência sexual.

“Demos encaminhamento ao Conselho Tutelar e os relatos feitos aos professores foram encaminhados pela secretaria municipal de Educação. Observamos no decorrer das palestras que as crianças têm muitas dúvidas. Muitas não sabem nem quais são as partes íntimas. Levar informações sobre tipos de violência é importante para que elas saibam reconhecer uma violência e entendam que podem levar essa situação para o conhecimento de um adulto. E como estamos falando de violência intrafamiliar a escola se torna um ambiente neutro para esses relatos”, afirma a agente.

CONTRAPONTO

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, destaca que o trabalho da corporação em educação é um contraponto das ações que as equipes atendem no dia a dia como, por exemplo, a violência contra a mulher, contra a criança, idoso, deficiente. “Entendemos que com a educação e orientação nós conseguimos proteger a criança de qualquer violência. Ficamos felizes com o resultado desse trabalho desenvolvido pela secretaria de governo nessa busca pela inovação no serviço público, pois ela faz com que o funcionário público se sinta reconhecido”.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de palestras da Guarda Municipal é premiado em Londrina
| Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

CANAL DE DIÁLOGO

O projeto Palestra nas Escolas envolve nove agentes que frequentam as salas de aula com a intenção de se aproximar dos alunos e criar um canal de diálogo sobre assuntos que envolvem o universo de crianças e adolescentes, como o ciberbullying, os perigos da internet, segurança e prevenção de acidentes, violência sexual, uso e abuso de álcool e outras drogas, entre outros.

“No decorrer das visitas, observamos a necessidade deles em falar e tirar dúvidas. A inocência da criança faz com que ela se abra e demonstre realmente o que está sentindo. Estamos conseguimos criar essa interação e fazer com que as crianças confiem em nós e peçam socorro, quando precisarem”, comenta. Além de supervisionar do Gmec, Silva integra o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Comitê de Proteção da Criança e do Adolescente Vítima de Violência, atuando na escuta especializada de vítimas de violência sexual.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de palestras da Guarda Municipal é premiado em Londrina
| Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Para 2022, a GM seguirá com o cronograma de atividades nas escolas, com palestras para os estudantes do 4º e 5º ano. “São turmas que estão em transição entre a infância e adolescência e na fase de autoafirmação”, diz Silva. O projeto Palestra nas Escolas conta com o apoio das secretarias de Políticas para Mulheres e de Educação.

COMO DENUNCIAR

O cidadão que verificar alguma das situações de violência sofridas por crianças e adolescentes deve fazer a denúncia pelo 153, da Guarda Municipal, ou pelo app 153, Disque 100 (Disque Denúncia Nacional) e Disque 181, aberto para qualquer município do Paraná. O serviço funciona 24 horas e é gratuito, não sendo necessário se identificar.

Londrina possui hoje cinco unidades do Conselho Tutelar, totalizando 25 conselheiros, divididos igualmente por regiões. Os telefones para contato são: Norte – (43) 3378-0375; Centro – (43) 3378-0374; Leste/Rural – (43) 3379-0012; Sul – (43)3378-0397; Oeste – (43) 3378-0360. Também há o Plantão do Conselho Tutelar, que atende após as 18h, incluindo finais de semana e feriados, pelo 125 ou (43) 99991-6752.

Em Londrina, o contato com o Nucria pode ser feito pelo telefone (43) 3325-6593. O horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Já o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) atende pelos telefones (43) 3378-0028 e (43) 3378-0038. (Colaborou Vitor Ogawa)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.