O projeto de fabricação de embalagens plásticas e de papel da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Assis Chateaubriand (72 Km ao norte de Cascavel), tem superado todas as expectativas. Através de uma parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (RS) e a comunidade, o projeto vem contribuindo para uma melhora no desenvolvimento e socialização dos alunos da escola.
A princípio, a meta era fabricar no primeiro ano 4,6 mil sacolas, mas em seis meses já foram confeccionadas mais de 6,1 mil delas. Até o final deste ano deverão ser produzidas e entregues aos comerciantes mais de 2 mil embalagens. ''Esse projeto foi de fundamental importância para nossos 15 educandos, pois proporcionou-lhes aprendizagem, crescimento pessoal e em grupo, mudando conceitos de atitudes e remuneração'', afirma a diretora Maria Efigenia Ferracini.
Segundo ela, o projeto tem melhorando a auto-estima, confiança e fazendo com que os alunos conquistem o seu espaço de cidadão com seus direitos e deveres em uma sociedade capitalista. Além das sacolas em três tamanhos, os alunos têm produzido caixas de presentes. ''É impressionante a capacidade que eles têm para aprender. Estamos muito satisfeitos e esperamos desenvolver outros projetos'', diz Efigenia.
A diretora da Apae explica que o projeto de parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho foi firmado em novembro de 2000, quando a entidade recebeu R$ 5.122,30 para a compra de máquinas e parte do material para produção. Ela completa que as sacolas e embalagens têm tido uma excelente aceitação no comércio local. ''Até agora 13 empresas adquiriram os produtos'', comemora.
Uma das empresárias que adquiriram os produtos elogia o trabalho dos alunos. ''Há muito tempo queríamos fazer esse tipo de sacolas. Várias empresas ofereceram, mas não eram de papel, somente de plástico, e os clientes gostam de ganhar sacolas. Em se tratando de pessoas deficientes que produzem, o incentivo é ainda maior, pois indiretamente estamos oferecendo trabalho a eles'', conclui Beatriz Rozza.

mockup